De franco-atirador a artilheiro: Richard Franco tem melhor média da carreira no Náutico

Por: Felipe Holanda e Mateus Schuler

Calibrado. Em alta no Náutico, Richard Franco tem a média mais positiva da carreira, acumulando oito participações diretas em gols, sendo quatro só na Série B do Campeonato Brasileiro; as outras foram ainda pelo Pernambucano, quando somou um tento e três assistências. O paraguaio teve números semelhantes em 2017, porém conquistou a marca com um jogo a mais, 31, contra 30 da atual temporada.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha a evolução de Franco nos últimos jogos, com números na carreira, principais movimentações táticas, fundamentos no ataque e na defesa, e muito mais.

PARAÍSO ASTRAL

Máscara da morte. Canceriano, Richard Franco vive dias de glória no Náutico. Entre junho e julho, passou a ser o principal destaque ofensivo do time, tendo mais liberdade para atuar no meio de campo alvirrubro desde a chegada de Roberto Fernandes aos Aflitos. Antes, foi muito utilizado como primeiro volante com Felipe Conceição, não sendo bem aproveitado.

Os números atuais são bem favoráveis, com três gols nos quatro últimos jogos. Franco marcou no empate em 1 x 1 diante do Sport, no mês passado, e foi o principal destaque na vitória por 3 x 1 sobre o Novorizontino, quando foi às redes em duas oportunidades. Diante do Tigre, inclusive, teve atuação irretocável nos primeiros 45 minutos (veja vídeo abaixo).

Em alta, o paraguaio é peça fundamental no 3-5-2 de Roberto e titular absoluto na equipe da Rosa e Silva. Neste modelo de jogo, consegue se sobressair, dando mais fluidez à posse Timbu, ora caindo mais por dentro, ora abrindo pelas pontas, geralmente auxiliando bem na construção de jogadas.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Franco fazendo a criação no Timbu em duelo contra o Criciúma (Imagem: SporTV/Premiere)

Somando Campeonato Pernambucano e Segundona, Franco já acumula quatro assistências, geralmente com boa visão de jogo. Assim, divide as responsabilidades ao lado de Jean Carlos, deixando o camisa 10 mais livre para flutuar no último terço, enquanto os zagueiros e alas dão proteção à meta de Lucas Perri.

UTILIZAÇÃO DEFENSIVA

Cirúrgico lá na frente, Franco mantém a pegada quando o Náutico está sem a bola. Na manutenção do 3-5-2, que tem flertes frequentes ao 5-3-2, já mostrou precisão nos desarmes, acumulando média de 1,5 carrinhos certos por jogo na competição e figurando no top-5 do time neste quesito.

Compactação pernambucana no empate polêmico frente ao Tombense (Imagem: Premiere)

Resgatando a tradição. Em boa fase no Timba, Franco dá sequência ao histórico de paraguaios que vêm se destacando na Rosa e Silva num recorte recente. Antes dele, José Ortigoza foi o craque da equipe no título Pernambucano em 2018, já Jorge Jiménez teve performance de destaque na conquista do Brasileirão da Série C, no ano seguinte.

RAIO-X DA CARREIRA

Antes de 2022, a temporada mais decisiva de Franco foi em 2017. Na ocasião, defendendo o Sol de América, também teve oito participações diretas em gol, mas balançando as redes por sete vezes e dando uma assistência. Foram 31 jogos disputados, ajudando a equipe a terminar o Apertura na 5ª posição, ficando atrás apenas dos tradicionais Libertad, Guaraní, Olimpia e Cerro Porteño.

Outro grande momento de sua carreira foi no ano anterior, 2016, quando marcou quatro tentos defendendo o General Caballero. Esteve em campo durante 34 confrontos, porém o destaque também foi no Apertura, ao realizar 13 partidas e marcar três vezes, uma inclusive na vitória sobre o Olimpia.

O jogador já havia atuado anteriormente no futebol brasileiro e, mesmo tendo participado diretamente de gols, não conseguiu ter bons números. Pelo Avaí, em 2019, marcou um gol e deu um passe, enquanto no CSA, em 2020, fez um tento somente.

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: