Aspirações distintas: análise Sport 1 x 0 Náutico

Por: Mateus Schuler

Sport segue vivo, Náutico se complica de vez por classificação. Em jogo nesta quinta-feira (7), disputado na Arena de Pernambuco, o Leão bateu o Timbu por 1 x 0 e mantém a possibilidade de classificação ao mata-mata do Campeonato Brasileiro de Aspirantes; Cristiano, de pênalti, fez o gol da vitória pela segunda rodada do Grupo C.

Derrotados de virada na estreia pelo Botafogo, os rubro-negros tiveram três mudanças entre os titulares: Ferrugem no lugar de Ítalo, suspenso, Nassom na vaga de Renzo e Matheusinho substituindo Paulinho, mantendo o 4-2-3-1. Os alvirrubros, por sua vez, foram a campo com quatro alterações, repetindo o sistema tático: Carpina e Ewandro, que deixaram o clube, Luís Felipe e Júlio foram sacados, tendo Cauê, Felipe Simplício, Kayon e Kauã escalados, nesta ordem.

Escalações iniciais dos leoninos e do Timba (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou movimentada e com amplo domínio do Sport, que foi ao ataque desde o primeiro minuto. Sem dar sossego à defesa do Náutico, criou as primeiras boas chances, mas apresentando pouca criatividade apesar da intensidade no campo ofensivo. Assim, conseguiram levar perigo de maneira inesperada: Victor Gabriel tentou cruzar da esquerda e mandou direto para o gol, acertando a trave.

A pressão foi persistindo durante toda a etapa inicial, abafando o Timbu, que se fechou num 5-4-1 alternado ao 4-1-4-1 para tentar o máximo de espaços. Se pelo chão as jogadas não fluíram tanto, no alto tiveram novo êxito: Adryan recebeu bom lançamento em profundidade à meia-altura e o goleiro Bruno Gomes, saindo perdido, cometeu falta no centroavante já dentro da pequena área; Cristiano cobrou seguro no meio do gol e abriu o placar.

Visitantes tentaram controlar ímpetos ofensivos dos leoninos (Imagem: TV Sport)

A vantagem deu mais tranquilidade aos rubro-negros, que seguiram tendo o maior e melhor ritmo ao atacar. Alem de sólidos defensivamente, viram os arquirrivais não terem criatividade dentro das quatro linhas e levaram a vantagem ao intervalo, mesmo se impondo num 4-3-3 para marcar o segundo tento.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Time da Praça da Bandeira criou pouco, mesmo tendo mais posse (Imagem: TV Sport)

Para a etapa final, nem o fato de estar à frente no placar impediu o Sued Lima de mexer na equipe. Paulinho, cotado para ser relacionado pelo profissional, entrou na vaga de Matheusinho, que pouco participou do confronto enquanto esteve presente, já o Timba não teve mudanças em suas peças, sim na postura, sendo mais agressivo.

Ainda assim, a primeira boa chance durante o segundo tempo foi dos anfitriões. Cristiano fez o cruzamento na linha de fundo pela direita e achou Paulinho, que cabeceou para defesa segura do goleiro. Assim, o técnico Dudu Capixaba promoveu três alterações no intuito de buscar o empate: Café, Léo Gomes e Mateus Cocão deram lugar a Lucas Henrique, Kauan Muniz e Klefferson, respectivamente.

Substituições deram mais ofensividade, mas sem sucesso (Imagem: TV Sport)

Passando a se postar num 4-3-3 com flertes ao 4-2-4 para abafar ainda mais, o Náutico pecou pela falta de intensidade, porém chutando em maior número. A primeira finalização veio com Klefferson, de fora da área, contudo Saulo defendeu sem sustos. Depois Fernando Neto também tentou e parou no camisa 1 leonino.

Em segurança na fase defensiva, formando um 4-4-2 de blocos médio/altos, o Leão teve ainda duas boas oportunidades saindo dos pés de Paulinho. Na primeira, ele levantou escanteio na cabeça de Marcelo Ajul, que ficou no travessão. Na sequência, o próprio jogador recebeu de Ferrugem e bateu rente à trave esquerda, o que manteve a vantagem mínima até o fim.

Forte marcação segurou resultado até o apito final (Imagem: TV Sport)

Créditos da foto principal: Igor Cysneiros/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: