Ânimo esfriado: análise Grêmio 2 x 0 Náutico

Por: Mateus Schuler

Reação freada. Sem conseguir apresentar bom futebol, o Náutico voltou a ser derrotado pela Série B do Campeonato Brasileiro e entrou no Z-4. Em jogo disputado nesta sexta-feira (8), em Porto Alegre, o Timbu foi batido pelo Grêmio por 2 x 0, com gols marcados por Ferreira e Bruno Alves.

Sem muitas novidades. Vindo de vitória sobre o Novorizontino, o Timba entrou em campo com praticamente a base mantida, mas precisando realizar uma mudança. Sem Ralph e Djavan, vetados pelo departamento médico, Roberto Fernandes optou pela entrada do prata da casa Luís Felipe, assim como João Lucas foi mantido no lugar de João Paulo, que voltou após suspensão.

Escalação inicial dos alvirrubros contra os gremistas (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou bem truncada, com as duas equipes se estudando, mas o Grêmio tirou proveito do fator casa para poder pressionar mais. Retraído, o Náutico conseguiu controlar o ritmo e passou a apostar nos contra-ataques como principal arma. Por ter maior volume, o Imortal levou perigo primeiro: o volante Villasanti pegou a sobra após bate rebate na pequena área e soltou o pé na trave, assustando Lucas Perri.

Formando um 4-5-1 alternado ao 5-4-1 quando não teve a bola, o Timbu foi cauteloso e neutralizou as investidas gremistas, porém não soube valorizar a criação. Num contragolpe, chegou até próximo de sair em vantagem: Victor Ferraz avançou com liberdade pela esquerda, aproveitou um espaço gerado na marcação adversária e bateu colocada à esquerda da meta adversária.

Compactação alvirrubra no início do jogo (Imagem: SporTV/Premiere)

Sem mostrar criatividade do meio para frente, o Timba ficou em seu próprio campo e desceu mais as linhas. Quando trocou passes, performou num 3-4-3 para tentar levar perigo, sendo pouco efetivo na transição ofensiva. Um dos raros lances veio quando Franco finalizou de fora da área e não assustou os gaúchos.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Mesmo ficando recuados, os alvirrubros continuaram dando espaços para a infiltração rival e acabaram saindo em desvantagem no placar pouco antes do intervalo. Ferreira recebeu bom passe pela esquerda, dominou já tirando dos marcadores alvirrubros e limpou para a direita, acertando o chute com qualidade.

Timba durante transição ofensiva na etapa inicial (Imagem: SporTV/Premiere)

Na volta do segundo tempo, Roberto Fernandes decidiu não realizar mexidas e manteve o sistema tático inicial, assim como a postura realizada. Assim, os donos da casa seguiram na mesma intensidade e pressionando buscando o segundo gol. Apesar do Náutico dar brechas, os chutes foram bloqueados e o poder criativo diminuiu com o tempo.

Mesmo apresentando menor ritmo, principalmente durante a fase ofensiva, o time pernambucano tentou se arriscar um pouco mais no ataque, saindo no 4+2, tendo a dupla de volantes apoiando a primeira linha. Nem assim, porém, foi suficiente para aumentar a criatividade, parando nas próprias limitações durante as transições.

Organização do Timbu para construção ainda no campo de defesa (Imagem: SporTV/Premiere)

Para renovar o fôlego do meio para frente, o comandante alvirrubro realizou as duas primeiras substituições: Luís Felipe e Victor Ferraz, sentindo lesão na panturrilha esquerda, foram sacados e tiveram Nascimento e Robinho nos seus lugares. Apesar disso, os gremistas conseguiram ampliar a vantagem: após sobra de escanteio, Nicolas levantou na área e Bruno Alves cabeceou tirando de Lucas Perri.

Dessa maneira, coube ao técnico do Timba tentar segurar mais as investidas dos gaúchos, formando um 4-4-2 ao ficar sem a posse. Numa saída errada, Elias chutou rasteiro na diagonal e o goleiro do Timbu espalmou no meio da pequena área; Diego Souza pegou a sobra e deu uma cavadinha, perdendo boa chance. Nos minutos finais, Niltinho e Júlio ocuparam as vagas que eram de Geuvânio e Thássio, entretanto foi insuficiente ao menos para o gol de honra.

Sistema defensivo se postando em blocos baixos (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: