Por: Ivan Mota
Dando asa à Cobra. A uma vitória de carimbar vaga no mata-mata, o Santa Cruz enfrenta o ASA para se manter em ascensão na Série D do Campeonato Brasileiro. Confronto acontece neste domingo (10) às 16h, no Fumeirão, sendo válido pela 13ª rodada do Grupo A4.
Separamos tudo sobre o próximo adversário tricolor: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho e muito mais do Fantasma.
O TIME
Jota Guerreiro deverá realizar duas alterações em relação ao time que foi derrotado na última rodada pelo Sergipe. Para o duelo decisivo diante dos pernambucanos, o treinador alvinegro não terá a presença do volante Zé Wilson, pois cumpre suspensão; Damasceno deve ser o substituto. Anderson Feijão é esperado para ser a outra novidade, aparecendo no ataque na vaga de Ermínio.

COMO ATACA
Apesar da boa colocação na Série D, o ataque do ASA é o segundo pior do grupo: com 10 gols em 12 rodadas disputadas, apenas o Sergipe balançou as redes menos que os alagoanos. Iniciando as jogadas, o time costuma fazer uma saída 4+2, com os dois volantes próximos da primeira linha defensiva aguardando o passe para transição em jogo apoiado.
Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Quando necessita do resultado, o Fantasma pode se impor ofensivamente no 4-3-3. Roger Gaúcho, meia de origem, surge como opção para aparecer no ataque e realizar um revezamento de funções, deixando assim Anderson Feijão mais recuado e responsável pela armação no meio de campo, com o intuito de confundir a marcação adversária.

COMO DEFENDE
Com média de um gol sofrido por jogo, a defesa do ASA também não tem os melhores números, mesmo tendo passado cinco jogos sem ser vazada. No entanto, acabou sendo castigada em algumas partidas, como nas derrotas por 4 x 0 para o Lagarto e 3 x 2 diante do CSE. Buscando diminuir os espaços ao adversário, costuma se fechar em duas linhas de quatro, geralmente num 4-4-2.

Outra possibilidade, principalmente quando atua fora de casa ou já está em vantagem, é se fechar ainda mais, formando um 4-5-1. Apenas Júnior Viçosa fica no campo ofensivo, enquanto os pontas recuam para formar a linha de cinco ao lado dos homens de meio, tentando evitar assim a troca de passes e bloqueando a entrelinha.

PARA FICAR DE OLHO
Michel (LD) – Consistência. O lateral-direito de 31 anos atuou como titular em todos os jogos do ASA na Série D, totalizando um total de 32 partidas em toda a temporada e um gol marcado. Após passagem no Sampaio Corrêa, Michel chegou ao Fantasma em 2022 e rapidamente se tornou peça importante do setor defensivo.
Roger Gaúcho (MEI) – Velho algoz. O experiente meia de 36 anos é um dos principais nomes do elenco alvinegro. Com rodagem no futebol nacional, incluindo uma passagem pelo Náutico em 2008, marcou um dos gols da vitória alagoana sobre o Santa Cruz na primeira partida entre os dois times na competição.
Júnior Viçosa (ATA) – Esperança de gols. Contratado pelo Grêmio em 2010 após grande temporada pelo próprio ASA, o experiente atacante acumula ainda passagem também pelo Sport, retornou ao time de Arapiraca em 2022 para ser um dos líderes do elenco. Mesmo tendo marcado uma vez na Série D, é um dos artilheiros do time no ano, com oito gols em 21 jogos.
Créditos da foto principal: Rudney Melo/ASA