Empate com sabor de vitória: análise Santa Cruz 1 x 1 Lagarto

Por: Felipe Holanda e Mateus Schuler

Santa classificação. Na pulsação do Arruda neste sábado (16), o Santa Cruz buscou empate diante do Lagarto e contou com outros resultados para se classificar à segunda fase na Série D do Campeonato Brasileiro. Hugo Cabral, sempre ele, balançou as redes para a Cobra, enquanto Neto descontou; adversário no mata-mata será o Retrô.

Para o confronto frente aos sergipanos, Marcelo Martelotte promoveu duas novidades no time titular. A primeira delas foi no meio-campo, já que Gilberto sofreu lesão na coxa e abriu espaço para a entrada de Tarcísio. Hugo Cabral, recuperado de contusão, ganhou o lugar de Anderson Ceará, que cumpriu a suspensão automática.

Formação inicial do Mais Querido fechando a fase de grupos (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Inseguro. O começo da partida foi bastante equilibrado, mas o Santa Cruz se mostrou disperso e perdido quando atacou. Sem esboçar criatividade, pouco conseguiu levar perigo, à medida que teve fragilidades em fase defensiva. O Lagarto se sentiu à vontade e buscou explorar os erros corais para poder sair em vantagem.

E foi justamente em uma dessas falhas que abriram o placar. Mesmo tendo o 4-1-4-1 sem a posse, a Cobra Coral cometeu problemas de compactação e saiu atrás. Márcio Duarte recebeu bom lançamento e levantou da esquerda para Neto que, sozinho, cabeceou no lado direito do gol e deslocou o goleiro Jefferson.

Compactação sem sucesso do Tricolor do Arruda (Imagem: InStat TV)

Quando os visitantes tentaram cadenciar o jogo, a Cobra Coral formou um 4-2-3-1 para encontrar espaços na marcação lagartense. Neste cenário, o Mais Querido até conseguiu assustar, porém pecou na hora dos arremates e não conseguiu aproveitar bem os momentos. Num deles, Hugo Cabral errou o alvo.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

O mesmo Hugo não desperdiçou na sequência. Após levantamento na área de Matheuzinho, a bola passou por todo mundo e caiu na cabeça de Hugo, que marcou acertando o espaço entre o goleiro adversário e a trave. Foi tudo que os corais precisaram para esfriar os ânimos e ir ao vestiário pelo menos com o empate. Festa no Arrudão.

Corais saíram para o ataque em jogo apoiado (Imagem: InStat TV)

Satisfeito com o empate, já que os outros resultados estavam favorecendo, o Santa voltou muito mais cauteloso na etapa final e mais atento. Sem a posse de bola, a estratégia foi utilizar um 4-5-1 para poder minimizar os espaços e dificultar a troca de passes do Verdão durante a fase ofensiva, obtendo êxito e segurando o ritmo.

Martelotte precisou mexer no ataque para dar mais produtividade no último terço: entrou Raphael Macena e saiu Rafael Furtado. Antes, Furtado perdeu a grande chance da virada; Matheuzinho também deixou o gramado, abrindo vaga a Lucas Silva, fazendo Tarcísio passar a fixar de vez na armação, tendo maior liberdade para flutuar por dentro.

Forte compactação dos pernambucanos no segundo tempo (Imagem: InStat TV)

Deu certo. Com mais movimentação, o Tricolor partiu em busca do segundo gol, explorando os cruzamentos na área, principalmente advindos dos pés de Eduardo Ratinho. Serviu para animar os torcedores presentes ao estádio, que vinham fazendo confusão durante o jogo. A resposta do Lagarto veio em bola parada, mas Jefferson defendeu.

Do meio para o fim, o time passou a performar num 4-3-3, ora mais ofensivo, ora mais retraído, com Tarcísio sendo o principal responsável pela transição por dentro. Apesar disso, faltou criatividade no último terço e os sergipanos se seguraram bem, deixando o empate conquistado ainda antes do intervalo mantido até o apito final.

Créditos da foto principal: Evelyn Victoria/Santa Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: