Inovação: o que esperar taticamente de Elano no Náutico

Por: Felipe Holanda, Ivan Mota e Mateus Schuler

Apostando na nova geração. Elano chega ao Náutico para por em prática seus conceitos táticos e tentar salvar a temporada na Rosa e Silva — Timbu briga contra a degola na Série B do Campeonato Brasileiro, atualmente no Z-4. Técnico de 41 anos tem contrato com o alvirrubro até novembro de 2023.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha taticamente as principais características do treinador, com conceitos, modelos de jogo, pontos fortes e fracos, números e tudo que se pode esperar da passagem de Elano pelos Aflitos.

ATAQUE

Aos 41 anos, Elano vai para seu quarto trabalho como treinador efetivo na carreira. Tendo um total de 63 jogos, contando as sete oportunidades que comandou interinamente o Santos, suas equipes marcaram 69 gols, tendo uma média pouco maior que um tento anotado por partida.

Seu melhor trabalho até o momento aconteceu na Ferroviária, após conseguir levar o time às quartas de final do Campeonato Paulista e da Série D em 2021. Pela Ferrinha, costumava atacar num 4-2-3-1 com amplitude dos extremos e avanço dos volantes, algo semelhante ao que já víamos no Náutico de Roberto Fernandes.

Laterais também apoiam no setor ofensivo (Imagem: Premiere)

Outra possível formação ofensiva do novo técnico do Timbu é o 4-3-3, sistema que geralmente estava desde o início. Aqui vemos um exemplo de sua passagem decepcionante no Figueirense, pela Série B de 2020. O time se postava com os jogadores próximos uns dos outros para facilitar troca de passes e se infiltrar melhor entrelinhas.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Manutenção da tática-base nos alvinegros (Imagem: SporTV/Premiere)

Iniciando as jogadas, Elano pode utilizar uma saída de 4+2. Dessa maneira, dois dos meio-campistas descem para poder ajudar a primeira linha a fazer o jogo apoiado na transição.

Postura da Locomotiva ainda no campo defensivo (Imagem: Paulistão Play)

DEFESA

Com 76 gols sofridos nos 63 confrontos da sua carreira até o momento, Elano chega com a missão de melhorar o setor na equipe alvirrubra, que atualmente tem a pior defesa da Série B, vazada por 24 vezes no primeiro turno. Sem a bola, os times podem se postar num 4-5-1, principalmente quando iniciam o jogo no 4-3-3, tendo os pontas retornando para fechar a linha de cinco ao lado dos jogadores de meio-campo.

Compactação mais frequente dos clubes do novo técnico do Timba (Imagem: Premiere)

Outra possibilidade, também já utilizada no Timbu de Roberto Fernandes, é utilizar uma escalação com três zagueiros, que sem a posse se torna um 5-3-2. Assim, os alas fecham a primeira linha e os meio-campistas atuam próximos para dar compactação e ter o máximo de bloqueio para evitar dar espaços aos adversários.

Linha de 5 e blocos baixos é uma das opções (Imagem: SporTV/Premiere)

POSSÍVEIS ESCALAÇÕES

O novo treinador pode manter o 4-3-3 que o Náutico já vinha utilizando na maior parte das partidas ao longo da atual temporada, formatação que Elano também iniciou várias partidas em sua curta carreira. Após as chegadas de Souza e Jobson, Jean Carlos deve jogar mais avançado, aberto pela ponta esquerda, já Geuvânio disputaria posição no outro lado do ataque com Richard Franco.

Desenho com três homens no meio e no ataque (Feito no Tactical Pad)

Roberto Fernandes montou o Timbu, algumas vezes, com três zagueiros em seus últimos jogos. E Elano também é familiarizado com esse esquema, podendo armar o time com Souza e Jobson ao lado de Victor Ferraz, além de Thiago Ennes, outro reforço do meio da temporada, atuando como ala pela direita.

Desenho que dá maior liberdade aos alas (Feito no Tactical Pad)

CURRÍCULO

Elano pendurou as chuteiras em dezembro de 2016 após uma grande carreira nos gramados, passando por Santos, Flamengo e Grêmio no Brasil, além de Shakhtar Donetsk, Manchester City e Galatasaray na Europa. Conquistou ainda a Copa das Confederações de 2009 com a Seleção Brasileira, fazendo parte também do elenco convocado à Copa do Mundo de 2010.

Seus primeiros passos como treinador aconteceram já em 2017, quando assumiu interinamente o comando do Alvinegro Praiano na metade da temporada e disputou sete partidas pelo Campeonato Brasileiro, tendo três vitórias, um empate e três derrotas no total. Depois disso, acabou deixando a comissão técnica do Peixe no fim do ano e realizou estágio no Palmeiras em março de 2018.

Seu primeiro trabalho como técnico efetivo aconteceu em 2020 pela Inter de Limeira, onde comandou o time no Campeonato Paulista do mesmo ano. Ao todo, foram 14 jogos, totalizando cinco triunfos, duas igualdades e sete reveses, deixando o Leão na terceira colocação do Grupo C, evitando o rebaixamento, mas não conseguindo classificação ao mata-mata.

Em agosto do mesmo ano, foi contratado pelo Figueirense para disputa da Série B, porém sua passagem pelo clube catarinense durou apenas 17 partidas, vencendo apenas três vezes, empatando seis e perdendo outras oito, deixando o Figueira na zona de rebaixamento, da qual não conseguiria escapar ao fim do campeonato, terminando rebaixado.

Seu último trabalho foi na Ferroviária, assumindo o time no Estadual. Dessa vez levou até as quartas de final, sendo eliminado pelo São Paulo. Pela Série D do ano passado, fez grande campanha na primeira fase, liderando o Grupo A6 com 10 vitórias, três empates e apenas uma derrota em 14 rodadas, contudo deixou o acesso escapar ao ser eliminado nos pênaltis nas quartas de final pelo Atlético-CE. Ainda assim, o clube de Araraquara teve a melhor defesa da competição, sofrendo apenas cinco gols.

Elano deixou a Ferrinha depois do Paulistão da atual, sem avançar de fase e lutando até a última rodada contra o descenso. Ao todo foram 29 duelos, tendo 12 vitórias, 10 empates e sete derrotas.

Créditos da foto principal: Tiago Pavini/Ferroviária SA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: