Por: Ivan Mota
Medo de fantasma. Pouco criativo no ataque, o Afogados viu a vaga nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro ficar muito ameaçada. Neste sábado (23), a Coruja sucumbiu dentro do próprio Vianão e perdeu para o ASA por 2 x 1 na partida de ida da segunda fase com gols de Anderson Feijão e Roger Gaúcho; Anderson Chaves descontou.
Sem surpresas. Embalado pela classificação épica, o técnico Ito Roque optou por repetir a mesma escalação da última rodada da primeira fase, quando a Coruja aplicou uma sonora goleada de 7 x 0 ante o São Paulo Crystal. Assim, Renezinho seguiu como camisa 10, municiando o artilheiro Anderson Chaves, tendo Nunes e Matheusinho pelas beiradas.

COMO FOI
Começo movimentado. Os primeiros minutos do confronto no Vianão foram de boas chegadas dos dois times. Júnior Viçosa quase marcou de cabeça a favor do ASA após cobrança de lateral na grande área. Logo depois, foi a vez do Afogados assustar com Dim; o volante chegou bem ao ataque e finalizou forte da entrada da área perto no travessão.
Com o passar do tempo, os visitantes passaram a dominar mais as ações e foram obrigando o Tricolor do Pajeú a se fechar no 4-5-1, tendo as linhas de marcação bastante compactas. Mesmo assim, os alagoanos conseguiram abrir o placar: Anderson Feijão acertou chutaço de muito longe e encobriu o goleiro Léo.

Atrás do placar, os pernambucanos tentaram partir para cima em um 4-3-3, contudo não venceram a defesa do Fantasma. Assim, a situação ficou ainda mais complicada aos 32 minutos. Em bela jogada coletiva no ataque, Júnior Viçosa invadiu a área e rolou para Roger Gaúcho, que completou e ampliou a vantagem.
Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com
Apesar da má atuação, o Afogados conseguiu um pênalti aos 40 minutos, quando Zé Wilson desviou com a mão dentro da grande área um chute de Airton Júnior. Anderson Chaves chamou a responsabilidade e converteu a cobrança, demonstrando categoria para diminuir a desvantagem ainda no primeiro tempo.

Se os primeiros 45 minutos foram de gols e muita emoção, o segundo tempo deixou bastante a desejar. Querendo empatar, o Afogados até saiu mais ao ataque, porém sem levar um perigo real ao gol alagoano. A melhor chegada foi já aos 26 minutos, quando Toninho Paraíba acertou belo chute cruzado e tirou tinta da trave.
Após entradas de Breninho, Felipe e Marquinho, a Coruja foi para a pressão final, indo ao ataque num 4-2-3-1 com os substitutos jogando próximos ao centroavante Anderson Chaves. Porém, o resultado permaneceu o mesmo, complicando a situação dos pernambucanos, que vão precisar vencer em Arapiraca para não perder o acesso.

Créditos da foto principal: Divulgação/ASA