Mordido: análise Náutico 1 x 2 Londrina

Por: Mateus Schuler

Comida de Tubarão. Fazendo dois tempos distintos, o Náutico estreou o técnico Elano com derrota nos Aflitos para o Londrina, de virada, por 2 x 1 na 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (23), em jogo que marcou o melhor público da atual temporada, Kieza deixou o Timbu à frente, mas Douglas Coutinho marcou duas vezes na etapa final e deu a vitória.

Muitas novidades. Apesar de não ter a presença dos suspensos Djavan, Ralph e Geuvânio, a primeira mudança foi na defesa: Wellington ganhou a vaga de Carlão ao lado de Bruno Bispo. No meio-campo, Souza fez a reestreia junto a Jobson na cabeça de área, enquanto Jean Carlos voltou de suspensão pela extrema esquerda e Franco fez papel de armador; Kieza fechou o 4-2-3-1 na referência.

Escalação inicial dos alvirrubros frente aos paranaenses (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Dentro de casa, o Náutico foi para cima do Londrina desde o início tentando o máximo de pressão. Deixando o adversário acuado em seu próprio campo, o Timbu mostrou muita ofensividade e até balançou as redes primeiro, mas a arbitragem impugnou o lance corretamente: João Lucas cruzou na pequena área, bola desviou no caminho e Franco completou, em impedimento, para o gol.

Formando o 4-2-3-1 de base e apostando em postura agressiva, o Timba se impôs e não deu sossego ao Tubarão. Se faltou criatividade com a posse, a bola parada surgiu como alternativa exitosa: Souza bateu escanteio preciso na primeira trave e Kieza, sem marcação, subiu bem para cabecear e abrir o placar.

Laterais ajudaram durante criação de jogadas (Imagem: SporTV/Premiere)

A vantagem no marcador deu mais tranquilidade ao atacar, buscando jogar no erro dos paranaenses para tentar ampliar e voltar para o segundo tempo em segurança. Faltou, no entanto, poder criativo aos alvirrubros no ataque e a intensidade diminuiu, sem sequer conseguir finalizar em direção à meta do LEC.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Jogando em postura reativa, os visitantes tiveram o contra-ataque como um dos trunfos para chegar ao empate. Sólido na marcação, o Timba neutralizou as raras investidas performando o 4-4-2 já tradicional, tendo blocos médios fechando o máximo de espaços, impedindo bem as infiltrações entrelinhas e pelos lados.

Marcação foi mais sólida na primeira metade do jogo (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, o técnico Elano optou pela manutenção do time que iniciou o confronto, tentando manter a mesma pegada apresentada durante a etapa inicial. Segurando o ritmo no início dos últimos 45 minutos, o Náutico fez a primeira mudança por opção da comssão: Kieza, que voltou a atuar em maior minutagem, foi sacado para a entrada de Robinho.

Apesar do ânimo renovado no setor ofensivo, o Timbu viu o Londrina crescer na partida e passar a buscar o empate. Variando a marcação entre 3-5-2 e o 4-4-2 de antes, acabou sucumbindo e o Tubarão aproveitou: após receber bom passe pela esquerda, Douglas Coutinho deixou Thiago Ennes para trás, avançou livre e acertou o ângulo. Sem chances para Lucas Perri.

Sistema defensivo apresentou problemas de compactação (Imagem: SporTV/Premiere)

Com a igualdade, o comandante alvirrubro renovou ainda mais o fôlego do meio para frente ao sacar Jean Carlos e Franco, promovendo as entradas de Jonathas Jesus e Luís Felipe. De imediato, as substituições não surtiram efeito positivo, pois os paranaenses conseguiram a virada: Caprini deu cavadinha na direção da pequena área e encontrou Douglas Coutinho, que aproveitou o cochilo da defesa e mandou para o gol.

A desvantagem deixou a torcida pernambucana revoltada na arquibancada, gerando ansiedade dentro de campo e pouca criatividade. Mesmo tendo um 4-3-3 ao atacar, os donos da casa não conseguiram se infiltrar na marcação visitante, já que fecharam melhor os espaços. Com isso, o placar não sofreu novas alterações.

Tentativa de imposição para buscar empate, mas sem sucesso (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: