Indefinido: análise Santa Cruz 0 x 0 Retrô

Por: Ivan Mota

Sem vantagem. Santa Cruz e Retrô não saíram do zero no Arruda, neste domingo (24). O resultado deixou a disputa pela vaga nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro em aberto para a volta, marcada para a segunda-feira (1º) da próxima semana, na Arena de Pernambuco, às 20h; quem vencer avança, já qualquer empate leva a pênaltis.

Marcelo Martelotte armou o Santa Cruz com algumas novidades em relação ao último jogo da primeira fase. Kléver voltou ao gol, substituindo Jefferson, que testou positivo para covid-19; Arthur no meio-campo e Raphael Macena no ataque foram as outras mudanças. Dico Woolley manteve a base titular dos últimos duelos da Fênix, tendo o artilheiro Franklin Mascote na referência ofensiva.

Escalações iniciais dos pernambucanos para o confronto (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Começo equilibrado. Santa Cruz e Retrô alternaram boas chances de abrir o placar logo nos primeiros minutos do duelo. A primeira boa chegada da Fênix aconteceu com Matheus Serafim: o camisa 7 recebeu na grande área depois de falha da defesa coral e finalizou cruzado levando perigo ao gol de Kléver. Pouco tempo depois, o ponta direita acabou saindo por conta de lesão e foi substituído por Rodrigo Fumaça.

Quando atacou, a Fênix se postou num 4-3-3, tendo o lateral-direito Felipinho aparecendo como elemento surpresa em algumas ocasiões. Com o passar do tempo, a partida acabou perdendo o bom ritmo, parando várias vezes por faltas que acabaram gerando confusões e muitos cartões amarelos dos dois lados.

Imposição dos retroenses durante a etapa inicial (Imagem: InStat TV)

A melhor chance do Mais Querido no primeiro tempo saiu do pé de Raphael Macena. Em meia hora de bola rolando, o camisa 9 acertou um forte chute de esquerda e quase venceu o goleiro Jean, que defendeu esquisito e tirou para escanteio. Apesar de chegar em alguns momentos, os donos da casa deram bastante espaço para contra-ataques do Retrô.

Sem a bola e se protegendo dos contra-ataques, a Cobra Coral se fechou no 4-3-3, com Wescley recuado para formar a segunda linha junto aos volantes. O time de Camaragibe ainda teve boa chance criada por Gustavo Ermel, que cabeceou após cruzamento de Rodrigo Fumaça e mandou sem direção para manter o placar zerado até o fim dos primeiros 45 minutos da decisão.

Tentativa de compactação dos anfitriões (Imagem: InStat TV)

A Fênix voltou até mais ofensiva para a segunda etapa, pressionando a saída de bola do Tricolor do Arruda, criando boas chances. A melhor ocorreu já aos cinco minutos. Franklin Mascote roubou a bola de Alemão, avançou bem pelo lado esquerdo de ataque e levantou para Rodrigo Fumaça, que recebeu sem marcação e goleiro, chutando para fora, perdendo lance inacreditável.

Tentando dar criatividade ao Santa, Marcelo Martelotte promoveu a reestreia de Chiquinho, acionado na vaga de Wescley, atuando centralizado no meio-campo. O principal reforço deu mais dinâmica e qualidade de passe ao setor de criação, formando um 4-2-3-1 junto a Lucas Silva e Matheuzinho, além de Furtado na referência.

Peças distanciadas atrapalhou na criação coral (Imagem: InStat TV)

Parecendo satisfeito com o empate, o Tricolor tentou segurar mais o jogo e, assim, fechou os espaços do ataque do Retrô e apostou em contra-ataques para chegar ao campo ofensivo. Dessa maneira, os mandantes conseguiram levar perigo apenas em lances de bola parada ou chutes de longa distância, sem assustar tanto.

Quando conseguiu chegar na frente, os corais esbarraram na marcação dos azulinos, que se fecharam no 4-3-3 de base com o atacante Giva, substituto de Radsley, ajudando bastante na marcação e se aproximando dos volantes. Apesar das chegadas de ambos os lados na reta final, o placar permaneceu zerado até o apito final.

Solidez defensiva dos retroenses frente aos ímpetos tricolores (Imagem: InStat TV)

Créditos da foto principal: Raphael Cunha/Retrô FC Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: