Dia de caçador: análise Sport 2 x 1 Guarani

Por: Ivan Mota

Instinto de caça apurado. Após ser caçado, o Sport mostrou que estava em momento de caçador e voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Guarani. Nesta quinta-feira (28), na Ilha do Retiro, o Leão marcou um gol em cada tempo e bateu o Bugre por 2 x 1: Denner e Ronaldo balançaram as redes pela 21ª rodada; Nicolas Careca descontou.

Mudanças. Em relação à goleada sofrida para o Sampaio Corrêa, os rubro-negros tiveram novidades, inclusive com Claudinei Oliveira na área técnica. Na defesa, Ezequiel sentiu de última hora e teve Pedro Naressi em seu lugar, já Chico foi acionado ao lado de Sabino. Ronaldo e Denner ganharam vagas de Bruno Matias e Blas no meio-campo; Thiago Lopes seguiu no trio ofensivo junto a Kayke e Juba.

Primeira escalação de Claudinei foi montada em meio a desfalques (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Alegria logo no começo. Não demorou muito para a torcida do Sport fazer a festa e comemorar na Ilha do Retiro. Logo aos quatro minutos, o Leão abriu o placar após grande jogada coletiva: Kayke surgiu no lado direito do ataque e cruzou para a área, Juba dominou e rolou para Sander, que tocou na medida para Denner, de primeira, abrir o placar. Pouco antes, o 4-2-3-1 de base deu fluidez para sair o gol.

Leoninos postados na tática-base momentos antes do primeiro gol (Imagem: Premiere)

Depois de abrirem o placar, os rubro-negros diminuíram um pouco o ritmo, o que fez o Guarani ter mais a posse. Assim, o Bugre até chegou a empatar ao marcar com Nicolas Careca aos 14 minutos, mas o gol foi anulado após ter a revisão no VAR, onde foi assinalada falta em cima de Pedro Naressi durante o início da jogada.

Com raros lances de perigo e maior tempo de bola parada, a primeira etapa foi ganhando ares pouco empolgantes na Ilha do Retiro. Quando não teve a bola, o time pernambucano se postou num 4-4-2, tendo Juba e Thiago Lopes recuados para atuar ao lado dos volantes e fechando espaços. Desse modo, a equipe de Campinas só teve duas finalizações nos primeiros 45 minutos, já os anfitriões assustaram nos acréscimos: na primeira vez, Fabinho completou de cabeça bom cruzamento de Juba. Depois, o camisa 46 bateu colocado e Kozlinski afastou.

Rubro-negro se defendeu com duas linhas de 4 (Imagem: Premiere)

E a segunda etapa também começou com gol leonino. Kayke aproveitou um vacilo da defesa e roubou a bola de Jamerson dentro da grande área, sendo puxado pelo lateral-esquerdo e sofrendo pênalti. Ronaldo foi para bola e, em tranquilidade, bateu com extrema categoria para poder ampliar a vantagem na Ilha.

Com o jogo parecendo seguro nos minutos seguintes, o Leão passou a ficar postado no 4-5-1 quando não teve a bola, tendo Giovanni ocupando a vaga de Denner, que deixou o campo ainda na volta do intervalo. Apesar de menor posse, o Sport não foi atacado pelo Guarani, fazendo uma partida segura e o resultado favorável deu mais tranquilidade.

Compactação dos pernambucanos em fase defensiva na etapa final (Imagem: Premiere)

Após novas alterações, o time de Claudinei Oliveira até ensaiou uma postura mais ofensiva, armando-se em certas oportunidades no 4-2-4, com Everton Felipe, Giovanni, Ray Vanegas e Juba formando o quarteto mais avançado. A intensidade, porém, não foi vista e assim eram poucas as chegadas ao setor de ataque.

Mas o clima tranquilo desapareceu aos 45 minutos. Jamerson levantou na cabeça de Nicolas Careca, que ainda acertou a trave antes da bola entrar. Mesmo com iminente tentativa de pressão final do Bugre, que tentou pegar um empate, os donos da casa permaneceram seguros, trocando passes e segurando o jogo, garantindo assim a vitória e a reaproximação do G-4.

Tentativa de intensidade da equipe da Praça da Bandeira (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Rafael Bandeira/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: