Cor de guerra: análise Sport 2 x 0 Fluminense

Por: Ivan Mota

Estremecendo a terra. Se engrandecendo no Brasileiro de Aspirantes, o Sport mostrou que é tudo e venceu o Fluminense na Ilha do Retiro por 2 x 0. Em partida pela quarta rodada do Grupo C, nesta sexta-feira (29), o Leão levou a melhor sobre o Flu e assumiu a vice-liderança com gols de Flávio e Lucas André.

Para o importante jogo contra o Tricolor, Sued Lima manteve a base que vem atuando na competição. Renzo, Ítalo e Paulinho retornaram à titularidade por terem ficado de fora no último duelo. Outra mudança foi de posicionamento, com Adryan passando a jogar no meio-campo, deixando Flávio mais isolado na referência como centroavante.

Formação inicial dos leoninos teve a presença de Denival no gol (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Grande começo do Leão. Buscando se impor em casa, os meninos do Sport foram para cima desde o começo e foram recompensados. Marcelo Ajul fez grande jogada pela direita e tocou para Ítalo, que deu um passe longo para Paulinho. O camisa 11 conseguiu evitar saída da bola e cruzou na cabeça de Flávio; centroavante mandou para o fundo das redes. Logo antes de abrir o placar, o time se postou num 4-3-3 apoiado pelos laterais.

Apesar da vantagem, os minutos seguintes foram de pressão do Fluminense. Johnny teve grande chance de empatar após falha da marcação leonina ao ficar com a bola pelo lado direito da área, mas mesmo sem goleiro finalizou sem direção. Na sequência, novamente pelo setor, o lateral-direito do Tricolor das Laranjeiras teve nova oportunidade, agora levando ainda mais perigo ao gol de Denival.

Imposição dos donos da casa para abrir o marcador (Imagem: TV Sport)

Com o passar do tempo, a partida diminuiu o ritmo e as jogadas foram mais escassas e os rubro-negros passaram a dominar, controlando bem o meio- campo e trocando passes. Além disso, ajustou a marcação, se postando em um 4-4-2 tendo as linhas muito avançadas, marcando já na saída de bola e evitando as constantes chegadas dos cariocas.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Aos 38 minutos, os pernambucanos ampliaram a vantagem. Lucas André fez bom lançamento para Paulinho, que dominou e tocou voltando para entrada da área e encontrou justamente o camisa 8; o meio-campista completou de primeira batendo de chapa com a perna canhota, esbanjando categoria ao tirar do alcance do arqueiro adversário.

Compactação defensiva nos primeiros 45 minutos (Imagem: TV Sport)

Para a segunda etapa, Sued promoveu a entrada de Ronald e sacou Adryan, buscando fechar ainda mais os espaços para os cariocas. Sólido durante a fase defensiva, os leoninos passaram a neutralizar as investidas formando um 4-1-4-1, mantendo porém os blocos médio-altos para controlar a criação ainda no nascedouro.

Do meio para o fim, Diego, Deyvson, Nassom e Welberty ainda ganharam um espaço em campo nas vagas de Ítalo, Cristiano, Paulinho e Flávio, na ordem. Assim, apesar de sequer chegar ao setor ofensivo na mesma intensidade do primeiro tempo, os anfitriões seguraram a vantagem conquistada e ficaram com os três pontos.

Solidez defensiva dos leoninos mantendo blocos adiantados (Imagem: TV Sport)

Créditos da foto principal: Igor Cysneiros/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: