Camisa Pesada: análise Retrô 1 x 2 Santa Cruz

Por: Ivan Mota

Entortando varal. Apesar de campanha mais negativa, o Santa Cruz fez valer o peso de sua camisa e avançou às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro ao bater o Retrô por 2 x 1. Nesta segunda-feira (1º), na Arena de Pernambuco, o Mais Querido marcou duas vezes com Hugo Cabral, já Radsley descontou; adversário agora será o Tocantinópolis.

Os azulinos entraram com duas novidades na escalação inicial. Na lateral direita, Pedro Costa retornou à titularidade, enquanto Matheus Serafim, que era dúvida ao longo da semana, foi confirmado entre os 11. Os corais, por sua vez, tiveram o retorno de Jefferson ao gol após covid-19, já Anderson Ceará ganhou o lugar de Matheuzinho.

Formações iniciais no confronto entre pernambucanos (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Primeiro tempo frenético. Se nos primeiros 90 minutos da “decisão” o placar terminou zerado, não demorou nem dois minutos para alguém balançar as redes na segunda partida. E foi o Santa Cruz quem abriu o placar. O Tricolor aproveitou um contra-ataque e, depois de boa troca de passes, Hugo Cabral recebeu sozinho na segunda trave de Raphael Macena e não perdoou.

Partindo ao ataque, a Cobra Coral continuou no seu 4-2-3-1 inicial, com Hugo Cabral e Raphael Macena variando o posicionamento em alguns momentos. Os laterais também subiram para auxiliar e assim, por pouco, não ampliaram a vantagem aos 17 minutos, quando Anderson Ceará chutou de longe; a bola desviou em Guilherme Paraíba e quase enganou o goleiro Jean.

Tricolor avançou na sua tática-base apoiada pelos lados (Imagem: InStat TV)

Porém, em dos seus primeiros ataques perigosos, a Fênix conseguiu empatar. E foi um golaço. Radsley se livrou da marcação em jogada individual e bateu colocado da entrada da área, sem dar chances para Jefferson. Por pouco, o camisa 10 não fez a virada logo depois, ao mandar chute de três dedos após bom pivô de Gustavo Ermel. Quando não tiveram a posse e sofreram pressão na defesa, os azulinos se fecharam num 4-5-1, deixando apenas Mascote no campo ofensivo.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Quando o time de Camaragibe pareceu melhor na partida, novamente Hugo Cabral apareceu. Dessa vez, o camisa 10 Coral recebeu um passe preciso de Anderson Ceará e ficou de frente para Jean, tendo calma para dominar e dar o chute tirando do alcance do arqueiro adversário, fechando a contagem no movimentado primeiro tempo.

Postura dos retroenses em fase defensiva (Imagem: InStat TV)

Dico Woolley voltou para o segundo tempo com três mudanças e teve uma grande chance de empatar mais uma vez aos sete minutos. Matheus Serafim fez grande jogada pela direita e encontrou Gustavo Ermel sozinho dentro da pequena área, mas o atacante finalizou de primeira e mandou por cima do gol de Jefferson.

Para conter as chegadas da Fênix, o Santa se postou num 4-4-2, com Hugo Cabral e Tarcísio formando a segunda linha ao lado dos volantes. Chiquinho, outra novidade acionada no decorrer da etapa final, ficou mais próximo ao centroavante Raphael Macena, conseguindo conter as tentativas do Retrô no nascedouro.

Cobra Coral segurou o resultado marcando em blocos médios (Imagem: InStat TV)

Tentando empatar, os donos da casa saíram para o ataque no seu 4-3-3 de base, tendo Diego Cardoso formando o meio com Alencar e Radsley, além de ter o constante apoio de Mayk pela esquerda. Apesar das chegadas, o time azulino pecou na criação e, assim, a grande chegada dos 45 minutos finais foi dos corais quando Alemão cabeceou no travessão, aproveitando ótimo cruzamento de Macena.

A reta final foi marcada por uma grande pressão dos mandantes, que não se acomodaram e chegaram várias vezes à grande área com perigo, porém falhando no último passe e na finalização. Outro trunfo tricolor para garantir a vitória foi a dupla de zaga. Luan Bueno e Alemão ajudaram muito cortando vários cruzamentos, segurando a vitória até o fim e garantindo classificação.

Tentativa de imposição dos retroenses (Imagem: InStat TV)

Créditos da foto principal: Evelyn Victoria/Santa Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: