Pingos de amor: análise Sport 1 x 1 Criciúma

Por: Mateus Schuler

Na estreia de Love, o Sport tropeçou de novo na Série B do Campeonato Brasileiro ao empatar contra o Criciúma debaixo de chuva, na Ilha do Retiro, por 1 x 1. Nesta terça-feira (2), o Leão dividiu a torcida nas emoções e buscou empate com gol do estreante Vagner Love; Lohan abriu o placar em jogo da 22ª rodada.

Alterações. Sem o lateral-direito Ezequiel e o volante Ronaldo, após sentirem lesão muscular, e o lateral-esquerdo Sander, suspenso, os leoninos foram a campo com a volta de Ewerthon pela direita, William Oliveira pela cabeça de área e Lucas Hernández na esquerda. Na zaga, Fábio Alemão retornou junto a Sabino depois de cumprir suspensão, repetindo a base titular da vitória sobre o Guarani.

Rubro-negros com quatro mudanças da estreia de Claudinei (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou com muita intensidade pelos dois lados, mas o gramado ainda castigado da chuva que caiu ao longo do dia em Recife atrapalhou no andamento. Apesar disso, o Sport foi quem mostrou mais vontade de atacar e, empurrado pela torcida, se fez mais presente ao ataque, tentando marcar o primeiro gol.

Postado num 4-3-3, com os meio-campistas ajudando o trio ofensivo, o Leão conseguiu pelo menos a primeira boa chance. Depois de cobrança ensaiada no escanteio, Juba pegou a sobra do próprio cruzamento pela direita e bateu colocado; a bola desviou na marcação e ainda foi na trave antes de sair pela linha de fundo.

Tentativa de imposição dos anfitriões na primeira etapa (Imagem: SporTV/Premiere)

Sem criatividade do meio para frente, tanto que deu apenas uma finalização perigosa, o time da Praça da Bandeira não demonstrou eficiência para voltar a dar sustos no Criciúma. Bem postado na defesa, o Tigre apostou no contra-ataque para explorar erros do sistema defensivo leonino e, assim, ficar com a vantagem no marcador.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

E foi depois de uma falha de posicionamento na marcação rubro-negra que os catarinenses levaram a vantagem ao intervalo. Mesmo postados num 4-4-2 de blocos médios, os pernambucanos ficaram atrás no placar quando o lateral-direito Renan Areias levantou na pequena área, os defensores deram um cochilo e Lohan surgiu para completar.

Compactação em duas linhas de 4 sem a bola (Imagem: SporTV/Premiere)

Na volta do segundo tempo, Claudinei Oliveira reconheceu a necessidade de mexer e fez logo três substituições, todas do meio em diante. William Oliveira, Denner e Thiago Lopes foram sacados para entradas de Naressi, Vagner Love e Everton Felipe, deixando a equipe num 4-2-4 de tática-base para ampliar a ofensividade.

De início, porém, os problemas mostrados ao longo dos 45 minutos iniciais se mantiveram, já que faltou poder criativo mesmo tendo maior volume e posse em fase ofensiva. A única boa chance, ainda sem levar perigo, foi após Juba levantar uma falta na pequena área e Fabinho cabeceou pela linha de fundo saindo à esquerda.

Sistema defensivo controlou ímpetos dos carvoeiros (Imagem: SporTV/Premiere)

Outras duas alterações foram realizadas na tentativa de aumentar cada vez mais a imposição. Kayke e Ewerthon, pouco operantes no ataque, deixaram o confronto para Gustavo Coutinho — também estreante — e Blas, o que gerou alternância entre Naressi e Fabinho na lateral direita. Mesmo assim, o time de Claudinei não conseguiu chegar efetivamente ao último terço, pecando com frequência na criação.

Mantendo o 4-2-4 quando esteve presente ao setor ofensivo, o Leão insistiu e levou o amor à Ilha do Retiro, minimizando a raiva parcial dos torcedores que estiveram presentes. Juba pegou a sobra pela esquerda e fez cruzamento na pequena área para Vagner Love que, na sua estreia, cabeceou livre no fundo do gol, ainda que insuficiente para evitar a revolta da torcida no apito final.

Praticamente todas as peças estiveram do meio para frente (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Rafael Bandeira/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: