Casa assombrada: análise Operário 1 x 0 Náutico

Por: Mateus Schuler

Assustado. Sem apresentar bom futebol ofensiva e defensivamente mais uma vez, o Náutico sofreu a sexta derrota consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro após perder para o Operário nesta sexta-feira (5). Em confronto no Germano Krüger, pela 22ª rodada, o Timbu foi superado pelo placar mínimo; gol de Kalil.

Muitas novidades. Wellington retornou à zaga após cumprir suspensão, bem como o atacante Júlio Vitor, recém-chegado, e Pedro Vitor ocuparam vagas no time titular. A entrada de Júlio fez com que Victor Ferraz entrasse como o lateral-direito na escalação, desempenhando a função de Thiago Ennes e o 4-2-3-1 sendo mantido.

Formação inicial do Timba teve surpresas da última rodada (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou bastante equilibrada, com os dois lados demonstrando o máximo de ansiedade quando tinham a bola, o que deu ares monótonos em campo. Apesar de ter maior posse, o Operário até trocou passes para poder se infiltrar na defesa do Náutico, mas a postura sólida controlou bem o ritmo proposto pelo adversário.

Sem uma postura fixa durante a fase defensiva, o Timbu conseguiu confundir o ataque alvinegro e, desse modo, neutralizou as investidas e segurou o zero no placar. O mais comum foi a formação de um 4-1-4-1, ainda que variasse a tática para 4-5-1 e 5-4-1 quando necessário e, numa das poucas escapadas, Tomas Bastos chutou forte de fora da área e Lucas Perri espalmou.

Bem compactados, alvirrubros controlaram investidas do Fantasma (Imagem: SporTV/Premiere)

Se defensivamente estava sólido e sem sofrer sustos, ofensivamente deixou e muito a desejar. Além de não ser nada objetivo quando estava sob a posse, o Timba procurou alternativas para chegar do meio em diante, ora utilizando a ligação direta da primeira linha, ora no jogo apoiado, contudo errou passes e foi pouco ao último terço.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Quando tentou iniciar a transição ainda no sistema defensivo, formou saída em 4+2, tendo os dois volantes apoiando os defensores para ter sustentação na criação. Mesmo assim, faltou qualidade para conseguir levar perigo para a equipe pernambucana, que não conseguiu dar uma finalização sequer na direção da meta do Fantasma.

Tentativa de saída durante a transição (Imagem: SporTV/Premiere)

Para a etapa final, Elano optou por ser cauteloso e fez apenas uma mudança: o estreante Júlio Vitor foi sacado para a entrada de Geuvânio, recuperado de uma virose. Apesar da substituição recuperar o fôlego ofensivo, o placar ficou perto de ser inaugurado a favor dos paranaenses; Ricardinho pegou o rebote fora da área e bateu em cima de Getterson, que desviou sem querer e a bola saiu muito próxima à trave esquerda.

A proposta de fechar o máximo de espaços para impedir troca de passes do time anfitrião seguiu durante o segundo tempo, o que o obrigou a jogar pelo alto. Ainda assim, mesmo os alvirrubros se postando num 4-5-1, Ricardinho quase abriu contagem ao finalizar da intermediária e parando em defesa de Perri.

Timba buscou ter o máximo de compactação (Imagem: SporTV/Premiere)

Do meio para o fim, os comandados de Elano continuaram tentando chegar à zona ofensiva, entretanto falharam na criatividade. A única tentativa surgiu após saída errada dos alvinegros, quando Jobson aproveitou e deu passe na medida para Pedro Vitor, que arrematou cruzado e parou na intervenção de Vanderlei.

Formando um 4-3-3 quando teve a bola, o Timbu buscou se manter no setor de ataque, no entanto voltou a ficar frágil na defesa e sofreu um duro golpe. Leandrinho levantou na pequena área ao chegar na linha de fundo, a defesa não afastou e Kalil, que dominou tirando da marcação, soltou o pé para o gol alvirrubro, sem dar chances de defesa ao goleiro.

Náutico teve duas linhas de 3 ao atacar (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: André Jonsson/OFEC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: