Alívio imediato: análise Náutico 2 x 1 CRB

Por: Ivan Mota

Que a vitória caia como uma luva. Após três derrotas consecutivas sob comando de Elano, o Náutico venceu pela primeira vez e respirou na Série B do Campeonato Brasileiro, batendo o CRB por 2 x 1. Maurício e Jobson marcaram para o Timbu, enquanto Gabriel Conceição diminuiu para o Galo nesta quarta-feira (10), em jogo pela 24ª rodada disputado nos Aflitos.

Primeira vez. Desde que chegou, o técnico Elano estreou o sistema com três zagueiros no time alvirrubro, promovendo as estreias de Maurício na zaga e Anilson no lugar de Victor Ferraz, cumprindo suspensão, na lateral direita. No meio-campo, Franco ganhou a vaga do suspenso Jean Carlos, enquanto a dupla ofensiva foi formada por Kieza e Pedro Vitor.

Formatação do Timba contra os regatianos (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Começo devagar. Os primeiros minutos do jogo nos Aflitos foram marcados por poucas chances reais de gol e muitos erros de passe. Quando não teve a posse de bola, o Timbu se fechou no seu 3-5-2 de base. Em momentos de contragolpe regatiano, João Lucas compôs a primeira linha, cobrindo a recomposição de Maurício.

A primeira boa chegada foi dos visitantes. Aos 15 minutos, Emerson se livrou dos marcadores e finalizou com perigo já dentro da grande área. Os alvirrubros só conseguiram chegar na grande área do Galo por meio de bolas paradas e cruzamentos para a grande área, buscando cabeceios de Kieza.

Manutenção da tática-base em fase defensiva (Imagem: Premiere)

E fui justamente num escanteio que saiu o primeiro gol do Náutico na partida. Souza cobrou e após, rebatida da defesa, a bola sobrou para o zagueiro Maurício. O estreante foi muito feliz ao acertar um forte chute no canto alto esquerdo do goleiro Diogo Silva. Tentando ampliar, o time partiu para cima no 4-2-3-1.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Ainda deu tempo para mais um antes até do intervalo. Jobson avançou muito bem após desarme no meio-campo, abriu a jogada com Franco e, já na pequena área, recebeu novamente para empurrar ao fundo da rede. Mesmo tendo dois gols de vantagem, os pernambucanos seguiram buscando marcar durante a primeira etapa.

Imposição ofensiva do Timba durante etapa inicial (Imagem: Premiere)

O Galo da Pajuçara voltou para o jogo querendo diminuir o resultado, já chutando na direção de Lucas Perri aos três minutos com Anselmo Ramon. Dessa vez, o Timbu passou a jogar formando uma linha de cinco quando não teve a posse, tendo o retorno dos alas para atuar ao lado dos três zagueiros, enquanto Kieza e Pedro Vitor seguiram no ataque, formando um 5-3-2.

E aos 14 minutos os alagoanos conseguiram botar mais emoção no duelo. Souza tentou afastar de cabeça, mas acabou mandando a bola para trás. Gabriel Conceição foi esperto para aproveitar e bateu na saída do goleiro do Timba. Poucos minutos depois, porém, o Náutico assustou novamente; o camisa 8 buscou se redimir, mandando cobrança de falta forte que passou perto.

Linha de 5 buscou neutralizar investidas dos regatianos (Imagem: Premiere)

A situação da partida mudou mais uma vez aos 23 minutos, quando Anselmo Ramon foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Em vantagem numérica, os pernambucanos apostaram numa formação mais ofensiva, se postando num 5-3-2 quando partiram para o ataque e quase ampliaram o marcador em belo chute cruzado de Thomaz.

Os minutos finais foram de puro nervosismo para a torcida mandante, já que o CRB buscou ainda uma pressão final, chegando algumas vezes em cobranças de escanteio. Nas tentativas, contudo, parou em defesas de Lucas Perri, garantindo o tão importante resultado para retomar sua moral na luta contra o rebaixamento.

Postura reativa com a vantagem no placar (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: