Por: Ivan Mota
Com classe. Dependendo de simples vitória, o Sport garantiu vaga nas quartas de final do Brasileiro de Aspirantes batendo o Botafogo por 3 x 0 na Ilha do Retiro. Em jogo que encerrou o Grupo C, nesta quinta-feira (11), o Leão derrotou o Fogão sem muitos sustos; gols de Deyvson, Victor Gabriel e Adryan.
O técnico Sued Lima realizou algumas mexidas no time para o duelo decisivo. Marcelo Ajul, que vinha atuando como lateral-direito, foi escalado na zaga e, com isso, Deyvson ganhou lugar no time titular. A outra novidade foi o retorno de Juan Xavier à titularidade no meio-campo, colocando Adryan no banco de reservas.

COMO FOI
Grande primeiro tempo do Leão da Ilha. Apesar do início equilibrado, com o Botafogo chegando algumas vezes na grande área, o Sport não demorou e abriu o placar. Logo aos sete minutos, Deyvson acertou um lindo chute após receber passe de Cristiano e venceu o goleiro. A jogada começou depois de uma roubada de bola de Juan Xavier, fazendo o time sair em contra-ataque e postado no 4-3-3.
Mantendo o ritmo, por muito pouco não ampliou a vantagem logo depois. Paulinho teve a chance ao receber grande passe de Lucas André, quebrando as linhas do Botafogo e deixando o camisa 11 livre. O goleiro Leandro saiu do gol e fez excelente defesa. Nos minutos seguintes, os rubro-negros seguiram tendo amplo domínio de jogo, com boas chegadas e marcando pressão na saída dos cariocas.

E aos 35 minutos o placar foi ampliado. Dessa vez com o outro lateral. Victor Gabriel surgiu como elemento surpresa pelo lado esquerdo do setor ofensivo e recebeu bom passe de Paulinho. O camisa 6 mostrou calma para deslocar o arqueiro botafoguense e mandar para o fundo das redes, dando cada vez mais segurança.
Com a partida muito tranquila e controlada pelos donos da casa, o Fogão se mostrou pouco criativo e não chegou perigosamente à meta de Denival. Sem a posse, os garotos leoninos se postaram muitas vezes no mesmo 4-3-3 que usaram para atacar, tendo Paulinho e Juan Xavier alternando suas posições e ajudando os volantes na marcação, mantendo boa vantagem até o fim da primeira etapa.

O Sport voltou para o segundo tempo no mesmo ritmo ofensivo, conseguindo muitas chances para chegar ao terceiro gol. A principal delas ocorreu depois de linda jogada de Cristiano, que se livrou bem dos marcadores e levantou a bola na medida para Juan Xavier mandar de primeira, mas o goleiro Leandro fez um milagre para impedir. Quem também por pouco não deixou o dele foi Paulinho, acertando a trave após cobrança de falta.
Muito à vontade no campo ofensivo, o Leão chegou em alguns momentos a formar um 2-4-4, com Lucas André tendo liberdade para chegar ao campo de ataque. E o terceiro gol saiu no último lance da partida, quando Cristiano mandou um lindo passe para Ronald, que só teve o trabalho de rolar para Adryan completar e fechar o placar.

Créditos da foto principal: Igor Cysneiros/SCR