Presa fácil: análise Tombense 1 x 0 Sport

Por: Mateus Schuler

Fragilizado. Ineficiente no ataque e falho defensivamente, o Sport sofreu nova derrota na Série B do Campeonato Brasileiro, frente ao Tombense, ficando afastado do G-4. O Leão pecou muito nas finalizações e perdeu para o Gavião-Carcará nesta quinta-feira (18), no Soares de Azevedo, por 1 x 0: gol de Everton Galdino.

Sem surpresas. Vindo de goleada, os rubro-negros foram a campo repetindo a escalação inicial, tendo a manutenção de Saulo no gol, apesar de Dênis no banco. No meio-campo, Fabinho, Giovanni e Naressi permaneceram no meio e Fábio Alemão se manteve na zaga ao lado de Sabino, já que Thyere seguiu de fora por lesão.

Rubro-negros tiveram manutenção na formação frente aos mineiros (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Intenso. Mesmo fora de casa, o Sport começou a partida valorizando muito a posse e buscando se infiltrar na marcação do Tombense, que neutralizou as investidas no início. Ainda que mostrasse maior volume, o time não teve bom poder criativo, sendo anulado pelos próprios erros, seja na transição em jogo apoiado ou ligação direta.

Formando um 4-3-3 para tentar chegar ao ataque, o Leão até trocou passes velozes para atacar, mas quem conseguiu criar a primeira boa chance foi o Gavião-Carcará. Jean Lucas aproveitou espaço na entrada da área e soltou o pé em pancada, porém Saulo espalmou, ainda que assustado. Logo depois, Everton Galdino tentou do meio-campo e encobriu o goleiro, fazendo golaço.

Apenas dupla de zaga atrás do círculo central (Imagem: Premiere)

A desvantagem fez os rubro-negros buscarem o empate antes mesmo de ir ao intervalo, contudo a falta de criatividade com a bola no chão diminuiu as oportunidades. Assim, a bola parada virou alternativa e dois bons momentos foram criados por meio de Giovanni: no primeiro, levantou falta na pequena área e Guilherme Rend quase desviou contra. Depois, o camisa 8 cobrou um escanteio fechado e Felipe evitou o gol olímpico.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Quando exigidos, os leoninos se postaram mais frequentemente num 4-4-2 e passaram a segurar os ímpetos dos mineiros. A equipe pernambucana teve melhor postura durante a fase defensiva, tendo Vagner Love e Kayke mais à frente para pressionar a saída, gerando chutões e impedindo que os passes gerassem perigo do meio em diante.

Compactação defensiva em blocos médio/altos (Imagem: Premiere)

Na volta da etapa final, o técnico Claudinei Oliveira não promoveu nenhuma mudança, tentando corrigir os erros repetindo as mesmas peças que foram a campo desde o início. Assim, o Sport conseguiu levar mais perigo na meta rival e foi se aproximando do empate em chutes de Vagner Love e Giovanni, ambos da entrada da pequena área e próximos à trave direita.

Aproveitando que os donos da casa ficaram mais retraídos, o Leão passou a se fazer cada vez mais presente ao ataque e aumentou a ofensividade com as primeiras substituições. Ewerthon, Kayke, Luciano Juba e Giovanni saíram para as entradas de Eduardo, Gustavo Coutinho, Wanderson e Labandeira, respectivamente, formando assim um 4-2-4 no setor ofensivo.

Claudinei arriscou aumentando poder ofensivo (Imagem: Premiere)

Foi na base da pressão que uma nova chance foi criada. Sander levantou na pequena área para encontrar um dos centroavantes e Gustavo Coutinho, em liberdade, quase completou de cabeça, mas chegou atrasado. Mesmo com maior presença no ataque, faltou pontaria e poder criativo aos leoninos, pois pouco deram sustos.

Ainda que formasse um 4-5-1 de blocos médios quando não teve a bola, a equipe da Praça da Bandeira pouco foi exigida nos minutos finais, gerando insistência pelo empate, porém parou — literalmente — na trave. Após lateral cobrado na pequena área, a marcação adversária não fez o corte e Fabinho, livre, dominou antes de acertar o pé do poste direito, sem conseguir empatar.

Linhas mais recuadas dos pernambucanos em fase defensiva (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Rafael Bandeira/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: