Por: Ivan Mota
Caminhando sozinho. Com direito a pênalti não marcado, o Náutico sofreu nova derrota na Série B do Campeonato Brasileiro ao perder — de virada — para o Vila Nova por 2 x 1 e caiu à lanterna. Em partida realizada nesta sexta-feira (19) nos Aflitos, pela 25ª rodada, o Timbu abriu vantagem num gol contra de Rafael Donato, mas Wagner e Rafael Donato — se redimiu — viraram o placar.
No primeiro jogo após a saída de Lucas Perri, o Timba foi para o duelo contra o Tigre com Bruno substituindo o antigo camisa 1. As outras novidades foram João Paulo no trio de defesa, Júnior Tavares na lateral esquerda e Jonathas Jesus no ataque na vaga de Kieza, além do retorno de Jean Carlos à equipe titular depois de ficar como reserva na derrota sofrida diante do Guarani, na última rodada.

COMO FOI
Susto logo no início. A primeira boa chance do jogo surgiu aos dois minutos e foi dos visitantes, quando Kaio Nunes completou um cruzamento de Alex Silva e por pouco não abriu o placar. Porém, o Náutico passou a ter mais posse de bola e controlou melhor o ritmo, chegando em chutes de longa distância de Jean Carlos e cruzamentos na pequena área.
Foi justamente pela segunda opção que o Timbu saiu à frente. Anilson cruzou pela direita, o goleiro Tony não conseguiu segurar e a bola bateu no zagueiro Rafael Donato antes de morrer no fundo das redes. Pouco depois, o lance se repetiu e quase aconteceu outro gol contra. Dessa vez, Alisson Cassiano fez o corte errado e por pouco não mandou no seu próprio patrimônio. Tentando aproveitar o nervosismo do Tigre, os alvirrubros avançaram num 3-5-2, com Souza atuando mais avançado em relação aos seus companheiros de meio-campo.

A situação mudou na reta final, quando os comandados de Elano recuaram as linhas defensivas, dando espaço para os goianos avançarem e passarem a criar mais oportunidades. Mesmo fechados num 5-3-2, os pernambucanos sofreram forte pressão e acabaram fechando o primeiro tempo tendo menos tempo com a bola.
Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com
Bruno fez duas defesas em jogadas aéreas, porém foram nas finalizações de longa distância que o Vila Nova levou mais perigo. A primeira com Alex Silva, aproveitando a sobra após um cruzamento e chutando de primeira tirando tinta da trave. Logo depois foi a vez de Wagner. O experiente meia quase fez um golaço em chute de fora da área, parando no poste.

O Náutico voltou do intervalo com duas mudanças até ousadas. Kieza entrou retornando na vaga de Jonathas Jesus e Pedro Vitor no lugar de Souza, o que fez o começo da segunda etapa ser mais monótono e sem grandes chances para ambos os lados. A primeira boa chegada dos anfitriões saiu novamente dos pés de Jean Carlos, finalizando de longe para defesa de Tony.
Mesmo realizando novas alterações, o Timbu seguiu com sua linha de cinco quando não tinha a bola, e passou a performar um 5-4-1, tendo Pedro Vitor e Jean Carlos fechando pelos lados; Kieza ficou adiantado no ataque. Assim, se mostrou seguro e conseguiu evitar os ataques do Colorado, que levou perigo por meio de cruzamentos.

Tentando sacramentar a vitória, os donos da casa partiram ao ataque no 3-4-3, com Pedro Vitor e Jean Carlos formando o trio ofensivo junto a Kieza, no entanto sem sucesso. E aos 33 minutos começou a virada goiana nos Aflitos. Wagner recebeu cruzamento rasteiro de Railan e finalizou já dentro da área; Bruno deu rebote e o próprio camisa 17 pegou a sobra para empatar o jogo.
O castigo final veio já aos 45 minutos. Praticamente no lance seguinte após um polêmico pênalti não marcado, Alex Silva mandou um lateral longo para a pequena área e Rafael Donato, autor do gol contra no primeiro tempo, se redimiu e mandou de cabeça no canto esquerdo, confirmando o resultado final.

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC