Labandeira rubro-negra: análise Sport 1 x 0 Chapecoense

Por: Mateus Schuler

Cor de guerra. Estreando diante da torcida, o uruguaio Labandeira foi o heroi do Sport contra a Chapecoense nesta terça-feira (23). Em duelo que abriu a 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Leão superou o Verdão do Oeste por 1 x 0, na Ilha do Retiro, e continua vivo na disputa pelo acesso à elite.

Novidades. Vindo de dois resultados diferentes nos últimos jogos, os leoninos entraram em campo com três mudanças na escalação da derrota frente ao Tombense, sendo uma forçada: suspenso, Fabinho deu lugar a Denner, o que deu mais ofensividade. Na defesa, Dênis fez sua estreia substituindo Saulo no gol, enquanto Eduardo iniciou como titular na vaga de Ewerthon.

Leoninos tiveram alteração tática após serem modificados (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Intenso. Precisando da vitória para ainda continuar sonhando com o acesso, o Sport começou mostrando muita vontade, tentando deixar a Chapecoense acuada em seu campo. Tendo a posse, buscou explorar mais os lados como fontes da criação, usando os cruzamentos para poder conseguir levar perigo à meta adversária.

Impondo-se num 4-3-3 para chegar ao ataque, o Leão até apostou na troca de passes velozes, mas quem teve a primeira boa chance foi o Verdão. Num contra-ataque, a bola chegou aos pés de Felipe Ferreira, que fez o pivô para boa finalização de Matheus Bianqui; chute saiu muito próximo ao travessão de Dênis.

Construção dos pernambucanos com a bola (Imagem: SporTV/Premiere)

O susto fez os rubro-negros demonstrarem maior vontade ao criar jogadas e, assim, deram susto pela primeira vez, levantando a torcida presente à Ilha do Retiro. Denner encontrou bom passe para Giovanni que, da entrada da área, soltou um petardo no canto direito e parou em grande defesa de Saulo para impedir a abertura do placar.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Pouco exigidos na fase defensiva, os leoninos performaram duas linhas de 4 e blocos médio/altos, procurando ter o contra-ataque como principal arma. E foi num desses que, no último lance, a rede balançou: Vagner Love recebeu na pequena área de Giovanni após cruzamento pela direita e tocou cruzado, porém Kayke não alcançou.

Compactação defensiva em duas linhas de 4 (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, Claudinei Oliveira não promoveu nenhuma mudança, tentando repetir a produtividade ofensiva e continuar sólido na defesa. Dessa maneira, o Sport permaneceu pressionando e assim ficou muito perto de sair em vantagem: após bom lançamento pela esquerda, Kayke cruzou e Vagner Love chutou; Victor Ramos bloqueou e impediu a conclusão.

Assim, foram realizadas as primeiras mexidas no time da Praça da Bandeira, o que manteve a intensidade no ataque. De início, Denner — pendurado com cartão amarelo — saiu para a entrada de Ronaldo, dando maior equilíbrio ao meio-campo. Depois, Wanderson, Gustavo Coutinho e Labandeira entraram nas vagas de Sander, Kayke e Giovanni, respectivamente.

Claudinei promoveu maior ofensividade e teve efeito imediato (Imagem: SporTV/Premiere)

E foi fatal. No primeiro contra-ataque das novidades em campo, Coutinho viu Wanderson aberto pela esquerda e achou bom passe. O camisa 77 avançou bem ao setor ofensivo e, livre de marcação, fez bom cruzamento rasteiro na direção da pequena área; Vagner Love protegeu para a bola chegar aos pés de Labandeira, que só teve o trabalho de completar.

Fechado num 4-5-1 de blocos médios quando não estava com a bola, o Leão neutralizou as investidas da Chape, que tentou reagir. Mesmo controlando os catarinenses, o drama tomou conta da partida após expulsão de Naressi por pisão em Betinho. Nem a inferioridade numérica, contudo, foi suficiente para mudar o placar.

Compactação dos pernambucanos antes da expulsão (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Rafael Bandeira/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: