Da luta vem a vitória: análise Sport 1 x 0 Novorizontino

Por: Mateus Schuler

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Pressionando do início até o fim, o Sport somou nova vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira (30), o Leão demonstrou superioridade frente ao Novorizontino na Ilha do Retiro e venceu por 1 x 0, com gol marcado por Gustavo Coutinho, pela 26ª rodada, ficando encostado no G-4.

Modificados. Apesar de terem vencido na última partida, os leoninos foram a campo com novidades entre os titulares, já que tiveram ausências por lesão e suspensão. Saulo ganhou a vaga de Dênis, fora depois de sentir incômodo no joelho, enquanto Ronaldo foi o escolhido para o lugar de Naressi, expulso frente à Chapecoense; Fabinho voltou de suspensão no meio-campo.

Rubro-negros tiveram mudanças forçadas entre os 11 (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Intensidade. O Sport começou presente ao ataque desde o apito inicial, o que fez o Novorizontino ficar preso em seu campo de defesa. Não por acaso, criou a primeira boa chance: Vagner Love deu passe primoroso para Giovanni, que finalizou fraco na saída de Frigeri e parou no goleiro. Foi só o início da pressão do Leão.

Visando imposição num 4-3-3 que flertou ao 4-2-3-1 em alguns momentos, permaneceu intenso e voltou a tentar. Juba pegou de direita da entrada da área, a bola desviou na marcação e o arqueiro defendeu sem sustos. Depois, porém, o camisa 12 fez um milagre em chutaço de Ronaldo, após um rebote de escanteio.

Superioridade leonina durante etapa inicial (Imagem: Premiere)

A pressão continuou ao longo de todo primeiro tempo, mostrando a força da torcida para tentar abrir o placar o quanto antes. Assim, voltou a assustar em cabeceio de Vagner Love depois de cruzamento preciso de Juba, mas Ligger bloqueou para escanteio. Ronaldo voltou a arrematar forte da intermediária e, dessa vez, Frigeri tirou usando a ponta dos dedos no cantinho.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Pouco exigidos defensivamente, os pernambucanos controlaram o ritmo dos aurinegros num 4-4-2 de blocos médio/altos, tentando recuperar a posse de imediato. Desta maneira, tiveram a última boa oportunidade dos primeiros 45 minutos: Giovanni cobrou tiro esquinado bem fechado e o goleiro afastou, evitando o gol olímpico.

Compactação nas poucas investidas dos paulistas (Imagem: Premiere)

Para a etapa final, Claudinei Oliveira decidiu voltar sem nenhuma mudança, já a proposta de intensidade foi mantida. A vontade até permaneceu dentro das quatro linhas, tanto que a primeira boa jogada veio logo a um minuto de jogo: após chegada pela direita, bola sobrou para Love, que matou bonito no peito e chutou por cima da barra.

Observando a necessidade de atacar em maior volume, o comandante dos rubro-negros fez três modificações quase que simultâneas. Kayke, Giovanni e Sander saíram para entradas de Gustavo Coutinho, Labandeira e Wanderson, o que deixou o time num 4-2-4 quando teve a posse e saiu ao setor ofensivo. A ofensividade até veio, contudo sem eficiência no último terço.

Imposição dos anfitriões no segundo tempo (Imagem: Premiere)

Por pecar na pontaria das tentativas, o comandante leonino realizou as duas últimas substituições já na reta final, apoiado principalmente no 4-1-4-1 que segurou os ímpetos do Tigre. Lucas Hernández e Denner ganharam as vagas ocupadas por Juba e Fabinho, respectivamente, o que manteve a estrutura na defesa.

Depois de tanto pressionarem, os rubro-negros foram recompensados, para alegria dos torcedores presentes à Ilha do Retiro. Após boa troca de passes já no setor ofensivo, Denner ficou com a bola e cruzou rasteiro na primeira trave para a chegada de Gustavo Coutinho que, como uma bala, completou para o gol. No fim, Vagner Love ainda recebeu pivô de Coutinho num cruzamento de Wanderson e parou em defesaça de Frigeri.

Manutenção das duas linhas de 4 em fase defensiva (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Rafael Bandeira/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: