Na UTI: análise CSA 2 x 0 Náutico

Por: Gabryele Martins

Sinal de emergência. Ancorado na última posição, o Náutico sofreu mais uma derrota e chega à terceira rodada consecutiva sem pontuar na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira (30), o Timbu perdeu por 2 x 0 para o CSA no Rei Pelé com gols de Élton e Lucas Barcelos, em jogo pela 27ª rodada.

No sua segunda partida como técnico do alvirrubro, Dado Cavalcanti optou por continuar com as primeira linha formada por quatro jogadores, mas com algumas diferenças na escalação em relação ao último duelo. Wellington foi quem entrou na zaga substituindo o suspenso João Paulo, expulso diante do Cruzeiro, enquanto Franco voltou à titularidade na vaga de Thomaz; o goleiro Jean, ex-Retrô, fez a estreia.

Formação inicial do Timba frente ao Azulão do Mutange (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida tinha um peso importantíssimo, pois era um confronto direto entre dois times na zona de rebaixamento. O CSA começou a ensaiar uma pressão no início do jogo, mas sem muita organização e chutes sem perigo ao gol de Jean. O Azulão criou bastante pelo lado esquerdo, nos pés do atacante Lucas Barcelos, porém não teve chances reais de abrir o placar.

Mais retraído, o Náutico ficou num 4-4-2 de blocos médio/baixos, deixando a dupla ofensiva mais adiantada e as duas linhas recuadas. Dessa maneira, foi eficiente e neutralizou bem as investidas dos alagoanos, que tentaram sair à frente e ficaram presos na forte marcação dos pernambucanos ao longo de toda etapa inicial.

Timba postado em duas linhas de 4 sem a bola (Imagem: SporTV/Premiere)

Em suas primeiras tentativas de ataque, o Timbu se postou num 4-2-3-1, com Jean Carlos ficando responsável por articular as jogadas e Jobson ajudando Souza na transição. Assim, o melhor lance do jogo veio numa rara vez que os alvirrubros atacaram. Em finalização de fora de área, Franco fez a bola quicar à frente do goleiro Marcelo Carné, que tirou para escanteio dando manchete de vôlei.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Conforme a primeira etapa se aproximou do fim, o Timba conseguiu variar o posicionamento e equilibrar a partida, passando a ter mais posse de bola. No entanto, com os passes curtos ineficazes, a saída foi forçar a ligação direta e cruzamentos na área, que acabaram não oferecendo perigo ao arqueiro dos azulinos.

Alvirrubros tiveram apoio dos laterais em fase ofensiva (Imagem: SporTV/Premiere)

O Náutico voltou a campo para a etapa final sem alterações e assistiu o CSA dominar, abrindo o placar aos seis minutos numa jogada de contra-ataque. Lourenço lançou para Lucas Barcelos, que tentou dominar com o peito, mas acabou dando uma assistência ao deixar na medida para Élton, finalizando de primeira.

Após o gol, Dado Cavalcanti fez três substituições e abdicou das duas linhas de 4. Júlio entrou no lugar de Franco e Everton, sem fixar posição, passou a ser o responsável por ocupar o lado esquerdo do ataque, função que foi de Júlio Vitor. Victor Ferraz substituiu Anilson na lateral direita, buscando crescer a criação pelos lados.

Disposição ofensiva após ficar em desvantagem (Imagem: SporTV/Premiere)

Sem dar tempo de reação, o Azulão do Mutange ampliou logo depois que as mudanças foram realizadas. Marcelo Carné cobrou tiro de meta em direção ao ataque e João Lucas, lateral-esquerdo do Timbu, cabeceou para trás, que gerou bom passe para Lucas Barcelos. O camisa 9 aproveitou bem e chutou na saída de Jean, que deu rebote para o próprio camisa 9 marcar.

Os pernambucanos, que estavam atacando no 3-5-2, passaram a fechar os espaços para infiltrações num 4-5-1. Assim, acordaram e passaram a deter o controle da dinâmica do jogo, chegando inclusive a ter maior posse, mas de nada adiantou ter a bola no pé. De oito chutes no segundo tempo, somente um foi no alvo e a partida terminou em 2 x 0 para o time de Alagoas.

Marcação mais adiantada para tentar balançar as redes (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Morgana Oliveira/CSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: