Abaixo de zero: análise Ponte Preta 1 x 0 Sport

Por: Mateus Schuler

Infrutífero. O Sport voltou a tropeçar e segue afastado do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (7), o Leão perdeu a segunda partida consecutiva, pela 29ª rodada da Segundona, ao ser derrotado pela Ponte Preta no Moisés Lucarelli por 1 x 0 com gol marcado por Lucca.

Sem surpresas. Em relação à derrota para o CRB, o técnico Claudinei Oliveira fez apenas duas mudanças, sendo uma forçada. Na zaga, Fábio Alemão teve Chico na sua vaga, já que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo e Thyere ainda permanece vetado, dessa vez com tendinite. No meio-campo, Juba foi acionado no lugar de Denner, pois antes estava suspenso.

Escalação dos rubro-negros em partida diante dos alvinegros (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

O jogo teve um início muito equilibrado, mas com a Ponte Preta saindo para o ataque buscando imposição. O Sport, mais recuado, usou mais os contra-ataques como alternativa, pois não conseguiu mostrar criatividade para ser perigoso em direção à meta adversária, o que foi deixando o ritmo lento em campo.

Ainda assim, por meio da bola parada, a Macaca saiu em vantagem, apesar de dúvidas. Numa falta levantada dentro da área, Sabino foi empurrado pelo zagueiro Mateus Silva e deslocou Walisson, tendo sua interferência marcada. Lucca bateu e Saulo até defendeu, porém o camisa 10 pontepretano mandou o rebote para o gol.

Marcação adiantada para neutralizar criação alvinegra (Imagem: SporTV/Premiere)

Os rubro-negros, contudo, não mostraram ficar abatidos pelo gol sofrido e se atiraram em busca do empate, deixando as linhas mais à frente. Assim, saiu a primeira boa chance: Giovanni achou bom passe para Kayke pela direita, que levantou na pequena área e Mateus Silva se enrolou, quase marcando contra.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Formando um 4-3-3 quando teve a posse no setor ofensivo, tendo os meio-campistas próximos aos jogadores de ataque, o time da Praça da Bandeira ainda teve Kayke parando no goleiro Caíque França. E até balançou as redes, num levantamento de Eduardo que Sabino encostou e Vagner Love fez o camisa 1 paulista trabalhar; Kayke completou, no entanto um impedimento de Love foi assinalado.

Formatação pernambucana com a bola ao atacar (Imagem: SporTV/Premiere)

Na volta da etapa final, Claudinei Oliveira optou pela manutenção das peças que iniciaram o confronto, o que manteve certo volume, entretanto sem ter o poder criativo de outrora. Por não conseguir levar perigo, a Ponte foi quem mostrou qualidade para dar o primeiro susto: Élvis recebeu na entrada da área e deu o chute colocado, ficando em defesa segura de Saulo.

Para ampliar a intensidade e tentar o empate o quanto antes, o comandante leonino promoveu três mudanças de uma vez só, todas no setor ofensivo, já que estava bem inoperante. Juba, Giovanni e Kayke saíram para as entradas de Wanderson, Labandeira e Gustavo Coutinho, respectivamente, o que fez a equipe passar a se postar num 4-2-4 apoiado pelos laterais já do meio para frente.

Maior volume ofensivo ao longo do segundo tempo (Imagem: SporTV/Premiere)

As substituições até deram mais intensidade ao Leão nas quatro linhas, mas o último terço do campo seguiu pouco efetivo, ainda que trocassem passes velozes. Por faltar eficiência do meio para frente, o comandante buscou ter o fôlego renovado também na linha de defesa, tentando não ser surpreendido nos contra-ataques.

Formando um 4-5-1 em fase defensiva, os rubro-negros controlaram bem os ímpetos pontepretanos e passaram a agredir para ao menos evitar o revés. E assim ainda criaram duas grandes oportunidades com Gustavo Coutinho. Na primeira, Ewerthon cobrou lateral ao centroavante, que dominou e tirou a marcação antes de chutar forte na trave. Depois, no último lance, Wanderson bateu falta na cabeça do camisa 91, que mandou para fora.

Postura da equipe da Praça da Bandeira em fase defensiva (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Karen Fontes/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: