PatAtiva: análise Central 1 x 0 Belo Jardim

Por: Mateus Schuler

A Patativa está on. Na partida de estreia da Série A-2 do Campeonato Pernambucano, o Central foi mais eficiente e venceu o Belo Jardim no Antônio Inácio por 1 x 0. Vitória dos centralinos diante do Calango teve gol de Leandro Soares e foi disputado neste domingo (11), em Caruaru, pelo Grupo B da Segundona do Estadual.

Os alvinegros foram escalados com alguns jogadores já conhecidos, como o volante Henrique Silva, o meia Tarcísio e o atacante Leandro Soares, atuando no 4-2-3-1. Já os alviverdes, por sua vez, tiveram reforço de atletas que foram da Série A-1 pelo Caruaru City, capitaneados pelo técnico Thyago Marcolino; 4-3-3 foi a tática-base.

Escalação inicial de centralinos e belo-jardinenses (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Repetindo duelo que já aconteceu pela Série A-1, as equipes começaram se estudando bastante, mas quem controlou o ritmo no início foi o Belo Jardim. Mais seguros, os visitantes tiveram maior posse, porém improdutiva, já que o último passe não teve êxito, o que deu certa tranquilidade ao Central em seu campo de defesa.

Para segurar os ímpetos do Calango, a Patativa formou blocos médios e teve boa postura ao longo de todo primeiro tempo, já que poucas chances de gol foram criadas. Ainda assim, o único momento perigoso veio por meio de um chute de fora da área, mas Stuart parou na intervenção tranquila do goleiro Thiago Passos.

Centralinos vieram bem postados sem a bola (Imagem: TV FPF)

Na volta para a etapa final, os dois comandantes buscaram corrigir os erros das respectivas equipes. Betinho foi mais ousado, colocando Leandro Costa no lugar do volante Flávio, recuando Tarcísio. Já Thyago Marcolino, por outro lado, optou pela cautela, promovendo Grafite na vaga de Bravo, deslocando Stuart à referência no 4-3-3.

Apesar disso, quem conseguiu a primeira grande oportunidade no segundo tempo foram os centralinos, mesmo despretensiosamente. Cesinha recebeu no meio-campo, dominou e lançou em direção à pequena área, achando o passe preciso para Leandro Soares; o centroavante emendou de primeira e mandou rente à trave direita.

Postura belo-jardinense durante a fase ofensiva (Imagem: TV FPF)

Sentindo a superioridade dos caruaruenses, o comandante do Belo fez outras duas mudanças: Juninho e Stuart foram sacados por Anderson e Ikson, nesta ordem. Para continuar intenso, o técnico alvinegro colocou Maycon Alagoano e tirou Tarcísio. Mesmo assim, foi o Calango que perdeu uma grande chance: Ikson recebeu em profundidade e, de frente para a barra, bateu em cima do arqueiro do Central.

O duelo, que já estava nervoso, ficou ainda mais quando Maycon Alagoano e Grafite se desentenderam após uma falta e ambos foram expulsos, deixando os dois times com 10. Logo na sequência, os donos da casa marcaram o gol da vitória: após jogada rápida pela esquerda, a bola sobrou viva no meio da pequena área na medida para Leandro Soares, que já fez domínio tirando da marcação e deu o arremate na saída do goleiro adversário.

Distribuição das peças de ataque da Patativa (Imagem: TV FPF)

Créditos da foto principal: Michael Silva/Central

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: