Segunda faixa: análise Náutico 4 x 3 Tombense

Por: Mateus Schuler

Tirando a quadra. Sufocado na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico ganhou novo respiro contra a degola ao bater o Tombense em jogo eletrizante por 4 x 3. Nesta terça-feira (4), nos Aflitos, o Timbu venceu pela 33ª rodada com gols de Wellington, Victor Ferraz, Everton e Jean Carlos; Kleiton, Igor Henrique e Jean Lucas descontaram.

Para o confronto alvirrubro, Dado Cavalcanti fez duas mudanças do clássico com o Sport, sendo uma forçada. Vetado por lesão muscular sofrida justo no duelo diante do Leão, o atacante Geuvânio foi substituído pelo prata da casa Júlio, enquanto Djavan ganhou o lugar de Thomaz no meio-campo, fazendo o time ser escalado no 4-3-1-2.

Escalação inicial da equipe da Rosa e Silva (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Com o rebaixamento quase certo, o Náutico começou o jogo perdido dentro de campo, enquanto o Tombense teve maior domínio. Acuado, o Timbu viu o Gavião-Carcará ter a primeira boa chance quando Jean Lucas recebeu bom passe na esquerda, deixou Victor Ferraz para trás e bateu cruzado, mas Jean fez a defesa.

Na sequência, porém, a defesa cochilou em cruzamento de David pela direita e Kleiton subiu para cabecear no fundo do gol. A torcida jogou mais pressão ao passar a vaiar, mas o time, postado no 4-3-3 sob posse, reagiu de modo positivo. Após um escanteio sem sucesso, Everton fez o cruzamento na área e Wellington, como centroavante, testou com precisão.

Disposição ofensiva dos donos da casa (Imagem: SporTV/Premiere)

O empate deu novo ânimo à equipe de Dado Cavalcanti, que começou a ter o ritmo favorável na partida. Dessa maneira, se aproximaram da virada com chute de fora da área pelos pés de Souza, contudo direto para fora. Sólido na defesa, o Timba passou à frente quando Jean Carlos levantou falta lateral e Victor Ferraz, na primeira trave, estufou a rede.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Postado no 4-4-2 de blocos médios nos momentos de fase defensiva, o time pernambucano segurou os ímpetos dos mineiros e aproveitou a fragilidade. Em contra-ataque veloz pelo meio, Júlio foi servido e soltou o pé, parando no goleiro Felipe. A bola ficou para Everton que, com a barra aberta, só precisou encostar e levar os torcedores ao delírio.

Solidez defensiva ao longo do primeiro tempo (Imagem: SporTV/Premiere)

Na volta para a etapa final, Dado Cavalcanti optou por não realizar nenhuma modificação, porém tomou um susto logo no início. Sentindo lesão, Júlio teve de ser sacado e Pedro Vitor foi acionado em seu lugar, que fez o time mudar de postura. Assim, o ímpeto ofensivo diminuiu em relação ao primeiro tempo, já os visitantes ficaram mais à vontade dentro das quatro linhas.

Se fechando num 4-1-4-1 de blocos médio/altos, tentando pressionar a saída adversária, o Náutico até conseguiu controlar o ritmo, mas a bola parada fez a diferença. Jean Lucas bateu escanteio na primeira trave, a defesa cochilou e Igor Henrique cabeceou em liberdade. Com isso, Souza e Everton saíram e tiveram Jobson e Júlio Vitor nos respectivos espaços, buscando recuperação do fôlego no meio-campo.

Compactação dos pernambucanos sem a posse (Imagem: SporTV/Premiere)

Nem com as novas mudanças pareceu dar certo. Após bola cruzada na área e chamada do VAR, o árbitro marcou pênalti para o Gavião-Carcará quando Kleiton testou e a bola foi na mão de João Paulo. Jean Lucas cobrou seguro e, deslocando Jean, deixou tudo igual no placar, o que gerou clima apreensivo nos Aflitos.

Além de Wellington, também machucado, o comandante do Timba sacou o meio-campista Franco, colocando Arthur Henrique e Júnior Tavares, fazendo assim a equipe ir ao 4-2-3-1 quando teve a bola. Numa cobrança de falta de longe, Jean Carlos parou em defesaça de Felipe, o que recuperou o ânimo ao público presente. Na sequência, o camisa 10 do Timbu pegou a sobra depois de cruzamento cortado pela defesa, dominou e acertou o canto direito, que deu números finais ao confronto.

Nova formatação no ataque surtiu efeito positivo (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: