Caçado: análise Criciúma 2 x 1 Náutico

Por: Mateus Schuler

Presa fácil. Mesmo tendo feito jogo equilibrado, o Náutico sofreu nova derrota na Série B do Campeonato Brasileiro e vê a queda próxima. Em confronto disputado no Heriberto Hülse, nesta sexta-feira (7), o Timbu perdeu por 2 x 1 com gol de Everton; Hygor e Lohan marcaram a favor do Criciúma na 34ª rodada.

Para a partida diante do Carvoeiro, Dado Cavalcanti fez quatro modificações em relação à vitória contra o Tombense. Vetados com uma lesão muscular, o zagueiro Wellington e o atacante Júlio tiveram Anilson e Amarildo ocupando suas vagas, enquanto João Paulo e Souza, suspensos, foram substituídos por Arthur Henrique e Jobson no 4-3-1-2.

Formação inicial dos alvirrubros frente aos tricolores (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Apesar de entrar em campo com objetivo oposto ao do Criciúma, ainda que a vitória fosse um ponto comum a ambos, o Náutico começou a partida sem intensidade e mais retraído. Falhando na saída de jogo, devido à ausência de Souza, o Timbu viu o Tigre criar a primeira boa chance: Cristovam ganhou na velocidade pela direita e cruzou para Caio Dantas, que furou ao chutar.

Formando um 4-5-1 de blocos médios, os pernambucanos até conseguiram mostrar boa compactação e, assim, fecharam bem os espaços, mas um erro custou caro. Após tiro de meta mal cobrado, Ítalo Melo levantou na segunda trave e Hygor aproveitou um cochilo defensivo para dar cabeceio por baixo de Jean.

Postura alvirrubra em fase defensiva (Imagem: SporTV/Premiere)

A desvantagem não desanimou os comandados de Dado Cavalcanti, já que seguiram dispostos a buscar o empate. Mesmo trocando passes rápidos do meio em diante, faltou o mais importante: criatividade, que foi anulada pela forte marcação dos catarinenses. Ainda assim, a saída sustentada num jogo apoiado passou a ter maior incisão.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Alternando os lados da criação, usando os laterais como principal base para ser perigoso, o Timba conseguiu achar o gol da igualdade. João Lucas cruzou com precisão dentro da área e Everton testou firme no canto; Gustavo ainda tentou afastar, mas a bola morreu no fundo do barbante. Em sequência, Jean Carlos passou para Amarildo pela direita, que soltou o pé e, dessa vez, parou no goleiro.

Manutenção da tática-base resultou no empate (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, Dado Cavalcanti optou por não realizar substituições, o que manteve a postura cautelosa sem a bola e incisiva quando necessária ao atacar. Assim, o Carvoeiro voltou a ter maior volume de partida, contudo o poder criativo foi praticamente nulo, facilitando a vida dos pernambucanos e deixando o duelo sem emoções.

Se fechando no 4-4-2 de blocos médios, para segurar infiltrações tricolores, o Náutico até conseguiu controlar o ritmo, entretanto deu espaços para que as jogadas fossem criadas. O desenho se manteve mesmo depois de Franco dar espaço para entrada de Júnior Tavares, que ficou à frente de João Lucas nas quatro linhas.

Formação de duas linhas de 4 sem a posse (Imagem: SporTV/Premiere)

Apesar da alteração, o treinador dos alvirrubros teve uma baixa inesperada. O volante Jobson recebeu cartão vermelho direto por ofender o árbitro após marcação de uma falta, o que fez Everton e Amarildo serem sacados, tendo Ralph e Pedro Vitor acionados. De início, o efeito foi negativo, pois Hélder fez o cruzamento para Hygor, no entanto a arbitragem assinalou o impedimento.

Logo em seguida, não deu jeito. Jean afastou mal uma bola cruzada e Lohan, que recebeu o corte, dominou e completou para o gol. A tentativa de chegar à zona ofensiva foi performar um 4-3-2, porém quem criou bom lance foram os donos da casa: Claudinho cruzou na pequena área e Lohan cabeceou no chão, mas parou em defesaça de Jean, mantendo o resultado até o fim.

Nova formatação no ataque surtiu efeito positivo (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Celso da Luz/Cricúma E.C.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: