Vergonhoso: análise Sport 1 x 1 Vasco

Por: Mateus Schuler

Confusão generalizada. Em partida nervosa dentro e fora de campo, o Sport tropeçou no Vasco e deixou a disputa pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro indefinida. Neste domingo (16), o Leão saiu à frente na Ilha do Retiro com gol de Labandeira no 1 x 1, já Raniel deixou tudo igual pela 35ª rodada.

Para o duelo contra os Cruzmaltinos, Claudinei Oliveira decidiu voltar a jogar com dois centroavantes, já que Gustavo Coutinho voltou da suspensão para formar dupla junto a Vagner Love. Zagueiro Sabino e lateral-esquerdo Sander também estavam suspensos e retornaram à titularidade, colocando o 4-2-4 de outrora.

Formação inicial dos rubro-negros diante dos cariocas (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Intenso. Foi assim que o Sport começou o confronto direto diante do Vasco e, empurrado pela torcida, teve domínio tanto do ritmo como da partida. Muito pelo fato de estar com um sistema tático formado por quatro atacantes, pois apenas a vitória interessava, enquanto o Vasco apostou numa postura mais cautelosa para criar nos contra-ataques.

A imposição teve manutenção do 4-2-4 de base, tendo apoio dos laterais já no campo ofensivo. A primeira tentativa veio quando Sander chutou forte de fora da área e o Thiago Rodrigues não segurou. Pouco antes, a torcida ficou na reclamação de um pênalti não marcado depois da bola bater na mão de Anderson Conceição dentro da pequena área.

Imposição dos mandantes durante a etapa inicial (Imagem: SporTV/Premiere)

Mantendo a pressão sem dar brechas ao Cruzmaltino, o Leão voltou a cobrar pênalti da arbitragem após Gustavo Coutinho ser deslocado em cruzamento que veio da direita; nada marcado novamente. Ainda assim, o time da Praça da Bandeira assustou quando Eduardo lançou do meio-campo e Sabino deu um cabeceio meio despretensioso, quase surpreendendo o goleiro vascaíno.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Pouco exigidos defensivamente, os rubro-negros formaram um 4-5-1 de forte compactação e neutralizaram bem as investidas dos cariocas. Seguros sem a posse, tiveram ainda mais uma boa oportunidade para sair em vantagem, no entanto esbarraram no camisa 1 alvinegro, que impediu tentativa de Juba num cruzamento direto para o gol.

Postura dos anfitriões sem a posse (Imagem: SporTV/Premiere)

Na volta para o segundo tempo, Claudinei Oliveira decidiu não mudar a base que iniciou sem promover mudanças. Inicialmente, a equipe pernambucana até tentou seguir intensa ao atacar, porém não mostrou poder criativo como na etapa inicial. Desse modo, os cariocas passaram a ter domínio dentro das quatro linhas, baixando a marcação leonina.

Formando duas linhas de 4 e demonstrando mais fragilidades do que antes, o Sport tomou o primeiro susto quando Alex Teixeira bateu escanteio fechado e Anderson Conceição, na primeira trave, subiu para cabecear no travessão. Para melhorar a produtividade ofensiva e ter o meio mais povoado, Claudinei promoveu a entrada de Wanderson no lugar de Gustavo Coutinho, fazendo o time se postar num 4-2-3-1.

Fragilidades defensivas expostas durante o segundo tempo (Imagem: SporTV/Premiere)

A substituição deu mais ânimo aos rubro-negros, que passaram a atacar em maior volume. Assim, abriram o placar. Fabinho pegou sobra de fora da área e chutou, parando no pé de Vagner Love, que finalizou e Thiago Rodrigues fez um milagre. Labandeira ficou atento para o rebote na direita e mandou para o gol.

Com a vantagem, foram realizadas as quatro substituições restantes, tendo Denner, Chico, Giovanni e William Oliveira acionados, sacando Juba, Sabino, Labandeira e Ronaldo. Passando a formar um 4-2-3-1, o Leão chegou perto do segundo quando Giovanni arrematou rente à trave direita. Do meio para o fim, o panorama mudou e a arbitragem marcou pênalti de Saulo em cima de Alex Teixeira num lance duvidoso; Raniel acertou no canto e iniciou confusão generalizada, tendo invasão por parte da torcida.

Alternância no posicionamento ofensivo (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Rafael Bandeira/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: