O sonho terminou: análise Londrina 2 x 1 Sport

Por: Mateus Schuler

Chega de sofrer. Após sequência colado no G-4, o Sport perdeu para o Londrina por 2 x 1 e encerrou as possibilidades de acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (22), o Leão foi derrotado de virada no Estádio do Café, pela 36ª rodada, após sair em vantagem com gol de Vagner Love; Gegê e Caprini fizeram pelo Tubarão.

Para o jogo ante os paranaenses, Claudinei Oliveira decidiu manter a equipe com dois centroavantes, tendo Gustavo Coutinho junto a Vagner Love, mas a novidade foi no meio. Sem o volante Ronaldo, suspenso, o técnico optou pela entrada de Denner em seu lugar e repetiu o 4-2-4 de outrora, porém visando maior ofensividade.

Formação inicial dos rubro-negros diante dos cariocas (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Equilibrado. Ainda que precisasse da vitória a todo custo, o Sport começou o jogo sem muita intensidade, ficando mais cauteloso para tentar jogar no erro do Londrina. O primeiro bom momento, porém, foi do Tubarão, que bateu um lateral em velocidade e Douglas Coutinho fez o pivô para Caprini mandar de primeira e Saulo defender seguro.

Apesar do susto no início, o Leão mostrou bastante segurança quando ficou sem a bola, alternando entre 4-4-2 — mais comum — e 4-5-1, buscando ter o meio povoado e contra atacar quando preciso. Ainda assim, sobrou vontade e faltou poder criativo, deixando a partida com pouca emoção e muito passe errado dos dois lados.

Formação de duas linhas de 4 para neutralizar o Tubarão (Imagem: Premiere)

Com a segurança na defesa, coube aos leoninos passarem a atacar e tentar a abertura do placar. E foi inesperadamente que conseguiram. Saulo bateu o tiro de meta, Gustavo Coutinho subiu e ganhou da marcação, fazendo a bola cair no pé de Labandeira; em velocidade, o ponta fez cruzamento na medida para Vagner Love, que completou de carrinho.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

O gol deu novo ânimo aos pernambucanos, pois mantiveram a presença no ataque tentando ampliar a vantagem. Mesmo formando um 4-3-3 quando tiveram a posse, foi por meio da bola parada que quase fizeram o segundo. Juba bateu falta colocada e com força de média distância, entretanto parou na intervenção de Matheus Albino.

Imposição no ataque colheu frutos antes do intervalo (Imagem: Premiere)

Na volta da etapa final, Claudinei Oliveira decidiu não modificar a equipe que iniciou, porém desatento defensivamente. Falho na defesa e pouco operante atacando, o Sport cedeu o empate logo no começo: Matheus Lucas recebeu cruzamento na pequena área e fez o pivô para Gegê, que bateu no cantinho sem dar chances a Saulo.

Para corrigir os erros cometidos no início, o Leão teve as entradas de William Oliveira e Wanderson nos lugares de Denner e Gustavo Coutinho, povoando o meio-campo em maior intensidade. Dessa maneira, passou a formar um 4-1-4-1, tendo os blocos médios para buscar a recuperação da bola já mais à frente.

Compactação defensiva rubro-negra durante o segundo tempo (Imagem: Premiere)

As substituições até ajustaram o poder de marcação, já que o Londrina ficou menos criativo e o ritmo da partida diminuiu drasticamente. O time da Praça da Bandeira não demonstrou força ofensiva e sequer conseguiu voltar a ser perigoso contra a defesa paranaense, fazendo Claudinei promover entradas de Giovanni e Thiago Lopes nas vagas de Juba e Labandeira.

Performando um 4-2-3-1 em fase ofensiva, os pernambucanos quase foram às redes novamente quando Wanderson chutou de fora da área e Matheus Albino afastou para escanteio. No fim, o golpe de misercórdia. Gegê cobrou falta e acertou a trave, mas Caprini surgiu livre de marcação para completar e sacramentar o revés leonino.

Laterais ajudaram na construção já no campo ofensivo (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Rafael Bandeira/SCR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: