Marcha fúnebre: análise Náutico 0 x 3 Grêmio

Por: Mateus Schuler

Clima de velório. Já rebaixado matematicamente, o Náutico voltou a decepcionar mais uma vez seu torcedor ao ser derrotado pelo Grêmio por 3 x 0 neste domingo (23), nos Aflitos, mantendo o calvário na Série B do Campeonato Brasileiro. Gols da vitória, em jogo pela 36ª rodada, foram de Bitello — duas vezes — e Lucas Leiva.

Para a partida diante do Imortal, Dado Cavalcanti promoveu mudanças após a queda decretada. Na defesa, Anilson foi acionado como lateral-direito, já o meio foi composto por Djavan, Victor Ferraz e Ralph. Fechando o 4-3-3 no trio ofensivo, Geuvânio recuperou a titularidade no lugar de Jean Carlos, que não figurou nem entre os reservas.

Formação inicial dos alvirrubros contra os gaúchos (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Voluntarioso. Ainda que entrasse em campo sem compromisso, o Náutico fez um início de jogo totalmente diferente dos últimos, demonstrando vontade e indo ao ataque. Ter maior volume gerou a primeira boa oportunidade antes dos 10 minutos: Ralph tabelou com Júlio e chutou forte, mas Brenno tirou para escanteio.

Postado no 4-3-3 quando teve a bola, o Timbu se manteve presente ao setor ofensivo, porém sem mostrar objetividade para criar e concluir as jogadas. O Grêmio, que dependia da vitória para conquistar o acesso, passou a gostar e controlou o ritmo da partida tentando sair em vantagem, esbarrando na boa marcação.

Manutenção tática dos alvirrubros durante a fase ofensiva (Imagem: SporTV/Premiere)

Mesmo faltando criatividade, o Imortal valorizou a posse e seguiu apostando no erro do Timba para tentar sair em vantagem. E foi num desses lances que obteve êxito, aproveitando a queda de produção dos donos da casa. Em boa jogada pela direita, Léo Gomes chutou forte e Bruno Lopes espalmou; atento, Bitello surgiu no meio da pequena área para completar no rebote.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Sem um desenho definido durante a fase defensiva, os pernambucanos até ficaram menos inseguros quando defenderam, entretanto recuaram demais e perderam os ímpetos ofensivos. Com os blocos médios, a aposta para ter a igualdade no placar foi recuperar a bola de imediato, formando inclusive um 3-5-2, contudo foram ao intervalo em desvantagem.

Linhas mais altas para tentar retomar a posse (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, Dado Cavalcanti optou por não mexer no time, mas o castigo veio logo no começo. Geuvânio deu entrada dura em Kannemann e recebeu o vermelho direto, deixando o panorama ainda mais complicado. Os gremistas, superiores numericamente, tiveram mais posse e foram ficando na iminência do segundo gol.

Tentando fechar os espaços para evitar infiltrações adversárias num 4-4-1, o Náutico não demonstrou forças e expôs fragilidades ao se compactar. Numa dessas, Lucas Leiva recebeu bom passe de Bitello na pequena área e chutou na saída de Bruno Lopes, ampliando a vantagem sem muita dificuldade. Foi a deixa para as primeiras mudanças.

Falhas defensivas culminaram em derrota mais larga (Imagem: SporTV/Premiere)

Precisando reduzir os danos, o treinador alvirrubro promoveu as entradas de Pedro Vitor e Júlio Vitor, sacando Everton e Victor Ferraz, pois o setor ofensivo estava inoperante. E assim continuou mesmo com as substituições, deixando a equipe exposta defensivamente a cada investida no ataque mal sucedida e pouco criativa.

Quase como um replay do gol que abriu o marcador, os gaúchos passaram a régua e deram números finais ao jogo. Guilherme bateu cruzado e o goleiro do Timba defendeu parcialmente, entretanto Bitello completou no rebote. Os pernambucanos ainda tentaram atacar formando um 3-5-1, contudo pouco chegaram ao último terço e amargaram nova derrota.

Alteração no desenho do ataque não surtiu efeito positivo (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: