Interminável: análise Chapecoense 1 x 0 Náutico

Por: Mateus Schuler

Filme de terror. O Náutico segue afundado na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro após sofrer nova derrota. Neste sábado (29), na Arena Condá, o Timbu foi superado pela Chapecoense por 1 x 0 em jogo da 37ª rodada; gol marcado por Willian Popp, de pênalti, ainda durante a etapa inicial.

Para o duelo contra o Verdão, Dado Cavalcanti promoveu duas modificações depois da derrota sofrida frente ao Grêmio, sendo ambas forçadas. As baixas de Júlio, suspenso, e Geuvânio, expulso e que se desligou do clube, o técnico promoveu as entradas de Pedro Vitor e Lucas Paraíba, respectivamente, que fez o time se postar num 3-5-2.

Escalação inicial do Timba diante dos alviverdes (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Cauteloso. O Náutico, mesmo sem objetivos concretos na competição, teve o começo mais retraído, mas buscando surpreender para tentar não fazer sua pior campanha da história na Série B. E foi jogando com postura reativa que a Chapecoense não conseguiu demonstrar poder criativo e esbarrar na forte marcação.

Por conta da cautela, o Timbu formou um 5-2-3, fechando os espaços com o intuito de evitar infiltrações e passes entrelinhas. Ainda assim, Marcelo Freitas recebeu na entrada da área e mandou para fora, perdendo boa chance. Em sequência, após levantamento na pequena área, Arthur Henrique derrubou Perotti puxando pela camisa: Willian Popp bateu seguro e abriu o placar.

Linha de 5 em fase defensiva neutralizou criatividade alviverde (Imagem: Premiere)

Apresentando maior posse mesmo sem mostrar objetividade, o Timba falhou dentro das quatro linhas e pouco chegou ao setor ofensivo. Perdido quando teve a bola, não criou bons momentos, sem sequer levar perigo em direção à meta dos catarinenses, que até deram brechas para a criação das jogadas alvirrubras.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Mantendo o 3-5-2 de base em fase ofensiva, os pernambucanos chegaram a equilibrar a partida, porém voltaram a sofrer perigo no último lance antes do intervalo. Numa troca de passes rápidos e curtos, a bola sobrou na direita para Thomás, que concluiu na saída de Bruno Lopes tentando achar Perotti, contudo Anilson afastou em cima da linha.

Manutenção da base tática já no ataque (Imagem: Premiere)

Para a etapa final, Dado Cavalcanti promoveu uma mudança, buscando ter o mínimo de estabilidade defensiva e na criação. Arthur Henrique, que gerou o gol da Chape, saiu para a entrada de Jobson, sem mudar tanto o desenho da equipe apesar de maior ofensividade. E foi assim que o Náutico ficou bem próximo do empate: Everton cruzou pela direita e Lucas Paraíba, sozinho, erra ao tentar cabecear, perdendo boa chance.

Formando um 4-2-3-1, o Timbu se manteve presente ao setor ofensivo, mas o poder criativo foi praticamente nulo, sem objetividade. Dessa maneira, Ralph e Lucas Paraíba acabaram sacados para entradas de Mateus Cocão e Júlio Vitor, respectivamente, sem mexer mais uma vez na estrutura tática do time pernambucano.

Imposição ofensiva sem sucesso no segundo tempo (Imagem: Premiere)

Sólida defensivamente, ainda que expusesse algumas fragilidades, a equipe da Rosa e Silva passou a tentar encontrar espaços na defesa da Chape, que não mostrou criatividade. Assim, o Timba teve a oportunidade de aproximar do empate novamente: Jobson lançou em profundidade para João Lucas e o lateral-esquerdo saiu de frente para Saulo tentando encobrir, mas parou no goleiro, mandando na sequência para fora.

Postado em duas linhas de 4 blocos médio/altos, os alvirrubros pressionaram e acabaram sendo derrotados ao desperdiçaram a última chance. Júlio Vitor recebeu de Victor Ferraz na entrada da área e finalizou de primeira, contudo rente à trave esquerda. No fim, Djavan e Victor Ferraz ainda foram sacados e tiveram Franco e Thássio em seus lugares, entretanto sem sucesso.

Solidez defensiva na etapa final impediu aumento da desvantagem (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Tiago Meneghini/Chapecoense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: